Notícias


Programa de Qualidade de Empresas Contábeis (PQEC). Você conhece?

14/07/15 15:29:15

Na hora de escolher o escritório Contábil, um dos principais requisitos observados pelo cliente é a preocupação da empresa em aprimorar os padrões de excelência no atendimento e na prestação dos serviços. Mas como demonstrar este diferencial?

 
Programa de Qualidade de Empresas Contáveis (PQEC), instituído em 2005 pelo Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP), em parceria com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), é uma opção.  Ele tem como objetivo aperfeiçoar os processos internos e a estrutura de escritórios Contábeis, para assim promover a capacitação e atualização do profissional de acordo com as exigências do mercado. 
 
De acordo com o presidente do Sescon-SP, Sérgio Approbato Machado Júnior, o PQEC é um importante diferencial aos escritórios Contábeis. ¿Nossa profissão se ressalta mundialmente como um poderoso instrumento de gestão. Dessa forma, o PQEC se é uma ferramenta eficaz para que as empresas do segmento superem os atuais e constantes desafios do mercado¿.
 
Como obter o PQEC 
 
Para obter o PQEC, as empresas precisam atuar no mercado há mais de três anos; fazer a escrituração contábil regularmente e não realizar atividade compartilhada no mesmo espaço físico. 
 
Além disso, devem participar dos cursos oferecidos pela Universidade Corporativa do Sescon-SP ¿ UNISESCON e atingir uma pontuação mínima para renovar o certificado, que é concedido anualmente. Após o quarto ano de certificação, as empresas podem solicitar o PQEC+ISO, por meio do qual o escritório adota o Sistema de Gestão da Qualidade, com o padrão internacional ISO 9001:2008.
 
¿Ao entrar no programa, há uma mudança na visão estratégica de gestão, pois passamos a direcionar melhor os problemas, tendo como foco soluções que agreguem maior valor aos nossos serviços¿, avalia o diretor da Datanil Consultoria ContábilVanildo Veras, uma das empresas pioneiras na obtenção do PQEC, em 2005.
 
O empresário Ricardo Rios, da RAS Revitri Contabilidade, empresa certificada há três anos, diz que o programa promove uma maior organização dos processos da empresa e incentiva o constante aprimoramento dos colaboradores e do corpo diretivo. ¿Com a grande quantidade de obrigações acessórias a serem cumpridas e a necessidade de profissionais cada vez mais preparados, ter o reconhecimento de uma entidade como o Sescon-SP torna-se um grande diferencial¿, diz o profissional da empresa, que pretende obter o PQEC+ISO.
 
O Programa de Qualidade de Empresas Contábeis (PQEC) já certificou 3.118 empresas, sendo 467somente no ano de 2015.

Fonte: Certisign