Notícias


Rascunho, da Receita, para o IR 2016 já pode ser utilizado

07/08/15 16:24:03
O contribuinte já pode iniciar o processo de declaração do Imposto de Renda 2016, referente aos dados de 2015. Isso porque a Receita Federal do Brasil (RFB) já disponibilizou o aplicativo Rascunho 2016, que facilita a entrega da declaração e, ainda, ajuda o contribuinte a não cair na Malha Fina.
 
A função principal do aplicativo Rascunho é organizar as informações concedidas pelo contribuinte. No entanto, é importante salientar que o conteúdo informado não constitui a declaração do Imposto de Renda. 
 
Outra possibilidade que os contribuintes possuem para evitar a malha fina é a declaração pré-preenchida, na qual é necessário ter um Certificado Digital ICP-Brasil. Nessa modalidade, as transações vinculadas ao CPF são enviadas  para a declaração, e o contribuinte precisa apenas conferir os dados e, se necessário, alterá-los ou incluir mais informações. 
 
declaração pré-preenchida fica disponível no início da entrega do Imposto de Renda. Já o aplicativo Rascunhopode ser baixado nos smartphones até o dia 28 de fevereiro de 2016.

Fonte: Portal Contábeis com edição e informações Certisign