Notícias


Saiba como fazer a consulta ao relatório de situação fiscal

14/11/19 16:31:04

Recentemente, a Receita Federal do Brasil tornou mais simples a consulta ao relatório de situação fiscal, que é fundamental especialmente para os Contadores que precisam saber se o cliente está na malha fina ou se está com algum débito tributário. 

Agora, as pendências do contribuinte com a Secretaria da Receita Federal do Brasil – SRFB e com a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional – PGFN serão apresentadas em um único documento, o qual inclui as dívidas fazendárias e as previdenciárias. Além disso, não há mais a necessidade da emissão do relatório complementar e o  contribuinte não precisa mais se deslocar até uma unidade da Receita Federal para obter as informações completas, porque o documento disponibilizado no e-CAC será igual ao ofertado presencialmente. 

Houve, também, uma mudança nos títulos dos quadros do relatório para tornar mais clara a comunicação do tema a ser apresentado. Além disso, as pendências dos contribuintes serão mostradas pelo e-CAC no computador e no smartphone, sem diferenciações de informações entre os dois.

Vale lembrar que para acessar o sistema do e-CAC é necessário que você ou o cliente tenha um Certificado Digital válido. Se ele estiver perto do vencimento, oriente os seus clientes ou renove-o o mais breve possível para conseguir utilizar esse e outros sistemas e, de quebra, usufruir dos benefícios desta tecnologia. 

Fonte: Certisign Explica (editado)