Notícias


Sistema de Notificação Eletrônica garante desconto de 40% aos aderentes

10/06/19 11:38:31

Gradualmente, os condutores e pessoas jurídicas em todo o Brasil estão podendo receber suas notificações de multas de trânsito via celular, graças ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), uma solução do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), desenvolvida pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

O SNE facilita e desburocratiza o acesso às notificações, além de oferecer desconto maior aos condutores para o pagamento das multas acessadas por meio dele. Para obter o abatimento de 40%, o proprietário deve visualizar os detalhes de cada infração e optar pelo seu reconhecimento, ou seja, não recorrer à multa.

Como acessar o SNE

Nos casos de pessoa física, uma opção é baixar o aplicativo do SNE disponível para celulares com sistemas operacionais Android e iOS nas lojas virtuais Play Store e iTunes, respectivamente. 
Outra opção é usar o SNE Web, que permite login por meio do Certificado Digital para pessoas físicas e jurídicas – sendo que para este segundo grupo o uso do Certificado ICP-Brasil e-CNPJ, tipo A1 ou A3, é indispensável. 

Onde o SNE está disponível

São exemplos de locais aderentes ao SNE, o Detran (RR), Detran (SE), Detran (RO), Detran (RJ), as cidades de São José dos Campos (SP) e Mossoró (RN), entre outros. Para ver a lista completa, basta acessar o site do órgão clicando aqui.

Fontes: O Painel e Sepro/SNE com edição Certisign