Sala de Imprensa


AME's administrados pela UNICAMP, agora, têm processos 100% digitais

23/07/15 08:26:28

Os AME's (Ambulatórios Médicos de Especialidades) das cidades de Limeira, Mogi Guaçu, Rio Claro e São João da Boa Vista, administrados pela UNICAMP/FUCAMP, agora, utilizam a Certificação Digital no Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP). A tecnologia foi inserida no sistema com o objetivo de agilizar os processos, reduzir o uso de papel, digitalizar documentos e integrar dados com total segurança. 

Para isso, aproximadamente, 300 profissionais da área da saúde, incluindo médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos e técnicos, receberam o Certificado Digital e-CPF Certisign, e, atualmente, assinam toda a documentação dos pacientes com o Certificado. 
 
E a meta foi alcançada. Com o uso da Certificação Digital, o NACSES (Núcleo Central de Acompanhamento e Gestão dos Convênios SES/UNICAMP), responsável pelo projeto, constatou a redução de 25% na impressão de papel. Além disso, os AME's também puderam otimizar seus antigos arquivos para ampliar o espaço para o atendimento. "As salas que antes estavam cheias de arquivos, agora, são utilizadas para atender os pacientes", explica Thiago Sarbo Langoni, Gerente Administrativo do NACSES. 
 
Langoni também comenta que, com os processos no digital, os profissionais conseguem prestar um atendimento mais assertivo. ¿O PEP consolida todas as informações do paciente, o que ajuda bastante a tomada de decisão dos médicos e da equipe envolvida no atendimento. E o uso da tecnologia agiliza os processos. A comunicação é toda eletrônica. Os departamentos se comunicam de forma segura e on-line¿.
 
Com o uso da tecnologia da Certificação Digital nos processos, 60 mil folhas de papel deixam de ser utilizadas por mês. "Outro benefício de migrar procedimentos físicos para o eletrônico é a sustentabilidade.  Estamos contribuindo com a preservação do meio ambiente, pois vamos deixar de imprimir cerca de 720 mil folhas de papel por ano", explica.
 
PEP - Prontuário Eletrônico do Paciente
 
O PEP é a integração de todos os prontuários médicos e odontológicos de um paciente em um único sistema que, quando utilizado com Certificado Digital ICP-Brasil, elimina totalmente o uso do papel.  Trata-se da única solução que possibilita registrar informações médicas, autorizar exames, liberar resultados, autorizar internações e armazenar receitas médicas eletronicamente, com a possibilidade de acompanhamento de todas as informações e sem a necessidade de impressão.
 
 
Sobre a FUNCAMP/UNICAMP/NACSES:
A Fundação de Desenvolvimento da Unicamp ¿ FUNCAMP ¿ é uma entidade de direito privado e sem fins lucrativos, com objetivos institucionais orientados em conceder apoio à Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). A Fundação tem papel como interveniente administrativa em convênios firmados entre a Universidade e a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES). Estão incluídos nestes convênios seis unidades de Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) localizados em diferentes municípios do Estado. Entre as atividades exercidas nesses Ambulatórios está o atendimento de consultas médicas e de outros profissionais da saúde, além de exames especializados e procedimentos cirúrgicos ambulatoriais para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O gerenciamento direto e assistencial destes Ambulatórios sob responsabilidade da UNICAMP está centralizado no Núcleo Central de Acompanhamento e Gestão dos Convênios SES/UNICAMP (NACSES).
 
Sobre a Certisign
A Certisign é a Autoridade Certificadora líder da América Latina, especialista em segurança para lojas virtuais e desenvolvedora de Soluções Corporativas integradas à Certificação Digital para empresas de todos os portes. Com mais de 1.400 Pontos de Atendimento por todo o Brasil, ao longo dos seus 18 anos, já emitiu mais de 7 milhões de Certificados Digitais, possui em seu portfólio de clientes as companhias mais representativas do Brasil e está entre as 50 Empresas Mais Inovadoras do País, de acordo com a pesquisa realizada pela DOM StrategyPartners. Para mais informações acesse: www.certisign.com.br.
 
Certisign
Assessoria de Imprensa: EastSide23 Comunicação Corporativa
Jornalista: Marília Ramires
Tel.: (11) 98294-4299       e-mail:marilia.ramires@eastside23.com.br
Jornalista responsável:Eleno Mendonça
Jun/15

Segmento: Certificado Digital