Sala de Imprensa


Bancos e corretoras precisam enviar a e-Financeira até o final de junho

04/06/18 15:11:20

Pessoas jurídicas que captam recursos de terceiros, como bancos e corretoras de valores, têm até o dia 29 de junho, último dia útil do mês, para acertar as contas com a Receita Federal. As informações devem ser transmitidas com a chancela do Certificado Digital ICP-Brasil. 
 
Para Leonardo Gonçalves, diretor de Varejo e Canais da Certisign, o uso dessa tecnologia confere segurança e agilidade às informações enviadas ao Fisco, além de tornar o processo mais simples. 
 
“Além de proteger os dados dos contribuintes, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas, o Certificado Digital desburocratiza o envio das declarações, protege as informações trocadas com a Receita e pode ser utilizado em outras tarefas do dia a dia das empresas, independentemente de sua área de atuação”, explica. 
 
Informações que devem ser declaradas
 
Na e-Financeira deve constar toda a movimentação dos clientes (pessoas físicas ou jurídicas) do segundo semestre de 2017, relativos a depósitos, transferências, previdência privada ou fundos de aposentadoria, seguros, envio de dinheiro ao exterior e operações envolvendo compra ou venda de moeda estrangeira. 
 
Além de bancos e corretoras, a declaração deve ser enviada por distribuidoras de títulos e valores mobiliários, administradores de consórcios e grupos de previdência complementar. 
 
Lançada em 2015, a declaração busca evitar incidentes como a lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e terrorismo, além de permitir o cruzamento de informações financeiras com outros países. 
 
O envio da e-Financeira é feito pelo portal e-CAC, da Receita Federal. As instituições que perderem o prazo ou não enviarem essas informações estão sujeitas a pagamento de multa. 
 
Sobre a Certisign
A Certisign é a Autoridade Certificadora líder da América Latina e especialista em Identificação Digital. Com mais de 1.800 locais de atendimento por todo o Brasil, ao longo dos seus 21 anos, já emitiu mais de 10 milhões de Certificados Digitais, tem em seu portfólio de clientes as companhias mais representativas do País e está entre as empresas mais inovadoras, de acordo com as pesquisas “Inovação Brasil 2016”, da Strategy& - consultoria estratégica do Network PwC-, e "50 Empresas Mais Inovadoras do País", da DOM StrategyPartners. Mais informações: www.certisign.com.br.
 
PARA A IMPRENSA:
Jornalista responsável: Jéssica Almassi; jessica.almassi@viveiros.com.br
Atendimento: 
Mayra Ayres; mayra.ayres@viveiros.com.br
Rosangela Sousa; rosangela@viveiros.com.br 
Ricardo Viveiros & Associados – Oficina de Comunicação
11 3675-5444