Sala de Imprensa


Benefícios do Certificado Digital para entrega do IR 2016

16/02/16 17:18:57
De 1 de março a 29 de abril, todos que receberam rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.123,91 em 2015 estão obrigados a entregar a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), assim como os contribuintes que tiveram rendimentos isentos, não-tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, com soma superior a R$ 40 mil em 2015.
 
E para facilitar a vida do contribuinte, desde a temporada do IR 2014, a Receita Federal do Brasil (RFB) disponibiliza a declaração pré-preenchida para quem tem um e-CPF Digital válido.
 
Os benefícios do Certificado Digital no IR
 
Na modalidade de declaração pré-preenchida, o contribuinte apenas precisa conferir os dados, que são previamente informados pelo Fisco, acrescentar ou corrigir informações, se necessário, o que diminui as possibilidades de erro e de cair eventualmente na malha fina.
 
Além da declaração pré-preenchida, o Certificado Digital garante aos contribuintes outras vantagens, como:

 

·         verificar informações sobre as fontes pagadoras, antes de declarar o IR;

·         obter a declaração do ano anterior;

·         regularizar no mesmo dia a situação com a Receita Federal caso caia na malha fina;

·         eliminar divergências das informações declaradas com as fontes pagadoras;

·         acompanhar todo o processo da declaração, possibilitando correções em tempo real (sem burocracia);

·         obter cópias das declarações; e

·         retificar pagamentos / imprimir comprovantes.

 

Segundo Julio Cosentino, vice-presidente da Certisign, o Certificado Digital garante muitos benefícios no IR. “Quem utilizou nos anos anteriores pode comprovar como é muito mais rápido, ágil e prático entregar a declaração do IR por meio do Certificado. Vale lembrar que o Certificado Digital ainda pode ser utilizado de outras formas, não somente no IR. Ele é um facilitador na rotina de pessoas físicas e jurídicas para diversos assuntos, pois possibilita, por exemplo, a assinatura digital de documentos com validade jurídica com apenas alguns cliques e sem a necessidade de impressão do documento”.

A Certisign disponibiliza na internet uma cartilha sobre assinatura digital, que explica o conceito, os benefícios e como utilizar o Certificado para esta finalidade. Para baixar, basta acessar a seção Guias Gratuitos, do site da Certisign.

Caso tenha interesse em entrevistar um dos profissionais da Certisign sobre o tema, entre em contato com Marília Ramires pelo telefone (11) 98294-4299 ou pelos e-mails marilia.ramires@gmail.com emarilia.ramires@eastside23.com.br.

Sobre a Certisign

A Certisign é a Autoridade Certificadora líder da América Latina e especialista em Identificação Digital. Com mais de 1.600 Pontos de Atendimento por todo o Brasil, ao longo dos seus 19 anos, já emitiu mais de 9 milhões de Certificados Digitais, possui em seu portfólio de clientes as companhias mais representativas do Brasil e está entre as 50 Empresas Mais Inovadoras do País, de acordo com a pesquisa realizada pela DOM StrategyPartners. Para mais informações acesse: www.certisign.com.br.

Certisign

Assessoria de Imprensa: EastSide23 Comunicação Corporativa

Jornalista: Marília Ramires

Tel.: (11) 98294-4299     e-mail: marilia.ramires@eastside23.com.br

Jornalista responsável: Eleno Mendonça

Fev/16

Segmento: Certificado Digital