Sala de Imprensa


Certificado Digital, a tecnologia da transformação

07/12/15 09:02:49
Julio Cosentino*
 
Engana-se quem ainda pensa que o Certificado Digital serve apenas para cumprir as obrigações com o governo. As aplicações e os benefícios que a tecnologia proporciona tanto para as pessoas físicas, quanto  às jurídicas são inúmeros. Inclusive, hoje, podemos verificar como alguns setores evoluíram apenas migrando processos para meio eletrônico, com a segurança e o respaldo jurídico do Certificado Digital. 
 
 O Judiciário, por exemplo, está sendo modernizado por meio de uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que prevê a implementação do Processo Judicial Eletrônico (PJe) em todo o Brasil. Nesse novo modelo de peticionamento, os advogados devem realizar toda a tramitação no meio eletrônico e assinar digitalmente com o Certificado. As vantagens são inúmeras: segurança, transparência, rapidez, economia, ampliação do acesso ao Poder Judiciário e sustentabilidade.
 
Atualmente, mais de 5,2 milhões de ações tramitam via PJe em todo o País .O que significa que mais de 1 bilhão de folhas de papel deixaram de ser impressas, se considerarmos que cada processo, pelo menos, tem um volume de 200 páginas. A redução de tempo também é significativa. O tempo de tramitação diminuiu aproximadamente de 700 para 90 dias. 
 
Outro setor que vem se beneficiando com a tecnologia é o da saúde. Muitos hospitais estão modernizando e migrando seus processos para o digital por meio de sistemas integrados à Certificação, como Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP). 
 
O PEP é uma plataforma que concentra todos os prontuários médicos e odontológicos  de um paciente que, quando utilizada com Certificado Digital ICP-Brasil, garante vantagens que se assemelham com as do sistema judiciário: segurança, transparência, rapidez, economia e sustentabilidade. 
 
O uso da Certificação Digital é tão importante para o setor que o Conselho Federal de Medicina (CFM) tem parceria com Autoridades Certificadoras, como a Certisign, para a emissão do Certificado no CRM Digital, a identidade do médico.  O uso ainda é facultativo, mas é questão de tempo para que todos os hospitais, clínicas e laboratórios do País exijam a tecnologia.
 
Esses são apenas dois exemplos. A Certificação Digital está transformando uma série de empresas, em diversos setores. Espero que a sua esteja incluída nesta lista. Se não está, ainda há tempo. 
 
*Julio Cosentino é vice-presidente da Certisign e presidente da Associação Nacional de Certificação Digital - ANCD.
 
Sobre a Certisign

A Certisign é a Autoridade Certificadora líder da América Latina e especialista em Identificação Digital. Com mais de 1.600 Pontos de Atendimento por todo o Brasil, ao longo dos seus 19 anos, já emitiu mais de 7 milhões de Certificados Digitais, possui em seu portfólio de clientes as companhias mais representativas do Brasil e está entre as 50 Empresas Mais Inovadoras do País, de acordo com a pesquisa realizada pela DOM StrategyPartners. Para mais informações acesse: www.certisign.com.br.
 
Certisign
Assessoria de Imprensa:EastSide23 Comunicação Corporativa
Jornalista: Marília Ramires
Tel.: (11) 98294-4299         e-mail:marilia.ramires@eastside23.com.br
Jornalista responsável: Eleno Mendonça
DEZ/15

Segmento: Certificado Digital