Sala de Imprensa


Certificado Digital facilita a declaração do IR na quarentena

13/04/20 15:24:29

Fazer a declaração do Imposto de Renda usando o Certificado Digital, além de ser mais fácil e muito seguro, proporciona várias facilidades, que são ainda mais perceptíveis neste momento de isolamento social por causa da pandemia da Covid-19: utilização de declaração pré-preenchida; acesso à declaração do ano anterior; acompanhamento on-line do processo, inclusive sendo possível corrigir em tempo real as informações. Tudo isso com poucos cliques e sem sair de casa.

Marcio Carreira, gerente de Contabilidade da Certisign, salienta, ainda, um outro benefício: proteção contra a temida malha fina. “Com a declaração pré-preenchida, diminui-se a possibilidade de erros na hora da digitação dos dados e, também, possíveis omissões, por conta de esquecimento. O contribuinte, nesta modalidade, precisa apenas conferir os dados previamente informados pelo Fisco, acrescentando ou corrigindo, se necessário”. 

O que é Certificado Digital?
Muito conhecido pelos empreendedores e empresários, por conta de seu uso para o relacionamento com fisco e demais órgãos do governo e assinatura à distância de documentos, o Certificado Digital é a identidade de pessoas físicas e jurídicas na internet. Ele funciona como um assinatura de próprio punho no meio eletrônico. “Tudo que é realizado por meio dele tem valor jurídico, previsto na legislação”.

No caso da declaração do Imposto de Renda, para usar a pré-preenchida, é preciso ter um e-CPF. Para isso, basta solicitar no site de uma Autoridade Certificadora credenciada pela ICP-Brasil e seguir o passo a passo para a emissão do documento digital. 

Como funciona a declaração pré-preenchida?
“Os dados atrelados ao CPF são automaticamente computados na declaração por meio do Certificado e-CPF”. 

Como acessar a declaração pré-preenchida?
1. No Programa Gerador de Declarações (PGD), da Receita, na aba “Nova”, acesse a opção "Iniciar Declaração a partir da Pré-Preenchida".
2. Verifique os dados pré-preenchidos e, se necessário, realize as alterações, inclusões e exclusões das informações.
3. No menu “Declaração”, entregue a declaração.