Logo Certisign
  • Pesquisar
  • Login
  • 0 Carrinho
  • Produtos
      • Certificado digital
      • Assinatura digital

      Certificado digital:

      Para você:

      • Pessoa física (e-CPF)
      • Advogados (OAB)
      • Médicos (CRM)
      • Dentistas (CRO)
      • MEI (e-CPF MEI)
      • Comprar por tipo de uso
      • Renovação

      Para a sua empresa:

      • Pessoa jurídica (e-CNPJ)
      • Pequenas empresas (e-CNPJ ME/EPP)
      • Conhecimento de transporte (CT-e)
      • Nota fiscal eletrônica (NF-e)
      • Sistema emissor de NF-e
      • Comprar por tipo de uso
      • Renovação

      Para servidor (SSL):

      • Blogs e sites
      • Lojas virtuais e empresas (OV)
      • Lojas virtuais e empresas (Segurança máxima EV)
      • Lojas virtuais e empresas (Múltiplos domínios OV)
      • Gerenciamento de certificados (MPKI)

      Mercado financeiro:

      • COMPE
      • C3
      • GALGO
      • SPB
      • SEC
      • ICP-Brasil

      Outros produtos:

      • Token
      • Cartão
      • Leitora

      Assinatura digital:

      • Portal de assinaturas
  • Soluções
    • Setores:

      • Saúde
      • Banco e financeiro
      • Educação
      • Administração pública

      Cases de sucesso:

      • SPDM
      • Banpará
      • SENAI-CE
  • Sobre nós
  • Blog
  • Ajuda
    • Dúvidas frequentes:

      • Compra
      • Pagamento
      • Agendamento
      • Instalação
      • Teste e validade
      • Renovação

      Serviços:

      • Reembolso
      • Segunda via NF-e

      Politica:

      • Legislação
      • Politica de garantia
      • Politica de privacidade
      • Repositório
  • Login

Sala de Imprensa

  • Home
  • A Certisign
  • Sala de Imprensa

Selecione
  • Conheça a Certisign
  • Área de conhecimento
  • Sala de imprensa
  • Trabalhe conosco
  • Fale conosco

Certificado Digital facilita a entrega do IR

16/02/16 17:19:20
Julio Cosentino*
 
Além das preocupações usuais de começo de ano, representadas por gastos com IPTU, IPVA, o brasileiro precisa preparar-se para a declaração do Imposto de Renda. Se for feita uma pesquisa, a constatação será a de que a maioria dos brasileiros ainda não está preparada para enfrentar o leão entre março e abril. Convém, portanto, começar a pensar no assunto desde já, recolher comprovantes, recibos e verificar a variação do patrimônio para mais ou menos em relação ao anterior? Sim. Principalmente, se o contribuinte não tiver o Certificado Digital.
 
A boa notícia é que quem tem a Certificação, também chamada de Identidade Digital, não precisa se preocupar com todos esses detalhes. Isso porque, mais uma vez, este ano, quem tiver um e-CPF poderá usufruir dadeclaração do Imposto de Renda pré-preenchida, modalidade na qual o contribuinte precisa apenas conferir e corrigir, se necessário, as informações que são automaticamente preenchidas pelo Fisco. 
 
O número de titulares de Certificados no Brasil é crescente. De acordo com dados da Associação Nacional de Certificação Digital (ANCD),  somente no ano passado, mais de 300 mil pessoas emitiram o Certificado Digital e-CPF. Todos esses contribuintes, além dos que já tinham o e-CPF, poderão usufruir da comodidade da declaração-preenchida e, consequentemente, terão menos chances de cair na malha fina, já que o Fisco adianta o preenchimento.  
 
E os benefícios não param por aí. Quem tem Certificado Digital pode acompanhar o processamento da declaração, verificar as informações sobre as fontes pagadoras e com isso evitar a omissão, por esquecimento, de valores recebidos, imóveis vendidos, aluguéis ou outras fontes de renda ao longo do ano passado. Pode, também, obter a declaração do ano anterior de forma rápida e fácil, corrigir a declaração de forma on-line a qualquer momento e eliminar divergências das informações declaradas com as fontes pagadoras. Tudo isso em ambiente digital e seguro.
 
Então vale a pena comprar o Certificado Digital para a declaração do IR? Sim. O Certificado Digital pode ainda ser utilizado para outras finalidades, como assinar documentos com validade jurídica no meio eletrônico, sem o uso de papel e necessidade de transporte físico. Da criação à assinatura, tudo pode ser feito no ambiente eletrônico. Isso porque a cada uso do Certificado é gerada uma assinatura digital que tem o mesmo valor legal da manuscrita. O Certificado ainda pode ser utilizado para acessar sites, como o Internet Banking, o eSocial, entre outras aplicações. 
 
*Julio Cosentino é vice-presidente da Certisign e presidente da ANCD (Associação Nacional de Certificação Digital).

Segmento: Certificado Digital

Voltar

Somos uma IDtech com mais de duas décadas de atuação no mercado e líderes em Certificação Digital. Viabilizamos que serviços e transações sejam realizados on-line de maneira segura e com a garantia da identidade dos envolvidos. Por meio das nossas soluções, proporcionamos às pessoas mais tempo, e dinheiro, para que possam aproveitar a vida.

A CERTISIGN

  • Sobre a Certisign
  • O que é Certificado Digital
  • Área de Conhecimento
  • Fale com a Ouvidoria

SOLUÇÕES

  • Certificadora Digital
  • Assinatura digital
  • site seguro (SSL)
  • Contadores
  • Soluções enterprise
  • Renove seu certificado

AUTO ATENDIMENTO

  • Alteração e 2ª via de nfe
  • Solicitação de reembolso
  • Testar certificado
  • Agendar atendimento
  • Locais de atendimento
  • Instalação
  • Consultar validade
  • Área do Cliente
  • Ajuda

POLÍTICAS

  • Política de Privacidade
  • Política de Integridade
  • Código de Ética PT
  • Código de Ética EN
  • Código de Ética ES
  • Canal de Ética

SIGA NOS

  • Facebook
  • Youtube
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Blog Certisign

FORMAS DE PAGAMENTO

  • Pix
  • Visa
  • Mastercard
  • Amex
  • Dinners
  • Elo
  • Hipercard
  • Boleto

Selo Site Seguro

COMPRE PELO TELEFONE

4020-2430
capitais e regiões metropolitanas
0800-025-1501
demais localidades, disponível apenas para telefone fixo.
(11) 99314-0682

Segunda a Sexta-feira das 9h às 18h (exceto feriados nacionais)

PRECISA DE AJUDA?

4020-9735
capitais e regiões metropolitanas
0800-025-1518
demais localidades, disponível apenas para telefone fixo.

Segunda a Sexta-feira das 9h às 18h(exceto feriados nacionais)

Rua Bela Cintra, 904 - 11º andar - Consolação - São Paulo - SP, 01415-000 | CNPJ: 01.554.285/0001-75

© Copyright - Certisign Certificadora Digital S.A. - Todos os direitos reservados