Sala de Imprensa


Certisign apresenta soluções para a transformação digital de hospitais e operadoras de saúde

19/07/19 18:45:26

Do dia 23 a 25 de julho, a Certisign, a maior Autoridade Certificadora do Brasil e especialista em identificação digital, marca presença no 2º Congresso Nacional Unimed de Gestão em Saúde para apresentar soluções baseadas em Certificação Digital ICP-Brasil e assinatura eletrônica de documentos, como contratos e procedimentos médicos.

Segundo Leonardo Gonçalves, diretor comercial da Certisign, a digitalização de processos em todos os setores é uma tendência que já está em pauta em hospitais e operadoras de saúde. “Hoje, existe uma demanda da sociedade por serviços digitais e isso não é diferente quando estamos falando do mercado de saúde. Do outro lado, temos instituições que buscam reduzir seus custos, sem deixar de proporcionar uma experiência agradável e confortável aos seus clientes. E, neste cenário, a tecnologia é a principal aliada”.

Prontuário Eletrônico do Paciente – PEP

Gradativamente, os hospitais, de todos os portes, estão adotando o PEP em busca de redução de custos, melhora da eficiência operacional, segurança, minimização de erros, agilidade no atendimento, entre outros motivos, mas, segundo Gonçalves, para que se possa usufruir de todos os benefícios de automatizar e digitalizar os processos relacionados à estadia do paciente no hospital, é preciso que o PEP esteja integrado à Certificação Digital ICP-Brasil. 
“Não adianta ter um PEP, se no final de uma consulta, por exemplo, o médico precisa imprimir o pedido do exame para solicitá-lo à área seguinte. Com o Certificado, todos os documentos são gerados, tramitados e armazenados no meio eletrônico, porque são assinados digitalmente. A Certificação é a única tecnologia capaz de transformar o PEP em 100% digital e, portanto, paperless, com total segurança”. 


Assinatura eletrônica

Engana-se quem pensa que somente os documentos relacionados ao PEP podem ser criados, tramitados, assinados e armazenados no meio eletrônico. “O termo de consentimento para um procedimento, por exemplo, também pode ser assinado pelo paciente em uma tela de tablet por meio da assinatura eletrônica, que é gerada a partir da grafia de uma assinatura na tela de um dispositivo e tem eficácia probatória de acordo com as evidências colhidas, como a foto do beneficiário e a geolocalização”.

O mesmo pode ser aplicado para a assinatura de contratos com beneficiários. “As operadoras de saúde podem formalizar esse tipo de acordo via assinatura eletrônica, eliminando, assim, pilhas de papel e proporcionando ao cliente uma ótima experiência com a empresa, que passa a enviar o contrato por e-mail registrado com todas as evidências de comprovação de entrega”.

Com a implantação da assinatura eletrônica, a Unimed Presidente Prudente reduziu cerca de 80% os custos relacionados ao processo anterior que exigia papel, impressão, armazenamento físico do documento, além de outras etapas. “Vale destacar a questão da segurança: documentos eletrônicos são rastreáveis e mais facilmente passíveis de auditoria”, finaliza.
Na prática

As soluções Certisign para a área da saúde serão demonstradas em 4 apresentações, nos dias 24 (às 10h30 e às 16h) e 25 (11h00 e às 15h), no stand da empresa, que estará localizado na Feira de Negócios, no 2º Congresso Nacional Unimed de Gestão em Saúde. O evento acontecerá no Expo Center Norte, em São Paulo.

Sobre a Certisign

A Certisign é a maior Autoridade Certificadora do Brasil e especialista em Identificação Digital. Presente em todo território nacional e no exterior, com mais de 1.800 Locais de Atendimento, já ultrapassou a marca de 10 milhões de Certificados Digitais emitidos. Desde 1996, atende pessoas físicas e companhias de grande relevância no país. Está entre as empresas mais inovadoras, de acordo com as pesquisas "Inovação Brasil 2016", da Strategy&, consultoria estratégica da PwC, e "50 Empresas Mais Inovadoras do País" e “Empresas mais inovadoras no relacionamento com o cliente”, da DOM StrategyPartners, e é a única Autoridade Certificadora a possuir a ISO 9001:2015 (Sistema de Gestão da Qualidade – SGQ).