Sala de Imprensa


Certisign e OAB disponibilizam 200 assinaturas grátis em portal de assinaturas

27/04/20 15:17:18

A Certisign, maior Autoridade Certificadora do Brasil, em parceria com a AC OAB, está disponibilizando gratuitamente a assinatura de 200 documentos por mês no Portal de Assinaturas OAB, como forma de, minimamente, apoiar os advogados inscritos regularmente na Ordem dos Advogados do Brasil neste período de quarentena. 

Mesmo com escritórios de portas fechadas, os profissionais jurídicos continuam trabalhando de suas casas para empresas e pessoas físicas abrindo e acompanhando processos, elaborando contratos, prestando assessoria e outros serviços – até porque os fóruns continuam operando, mesmo que de forma restrita.
A resposta é a tecnologia 

Para esses profissionais, que lidam diretamente com questões jurídicas e de grande impacto na vida de pessoas e empresas, o Certificado Digital é um grande aliado para que a rotina em casa seja tão produtiva quanto a do escritório. Além de permitir o peticionamento eletrônico, ele pode ser utilizado para assinar digitalmente documentos de qualquer espécie com validade jurídica assegurada pela legislação brasileira no Portal de Assinaturas OAB.

“Assinar documentos pela internet é um grande benefício do Certificado Digital que se torna ainda mais relevante em tempos de pandemia. Além de o processo ser rápido e não demandar gastos com papel, impressora e transporte, evita o contato físico, eliminando, assim, a necessidade de sair do isolamento social”, explica Leonardo Gonçalves, diretor de Relações Institucionais da Certisign, a maior Autoridade Certificadora do Brasil.

Como assinar documentos com o Certificado Digital

Todos os advogados em exercício e que, portanto, estão com a inscrição ativa e regular na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) podem desfrutar da gratuidade do Portal de Assinaturas OAB. Para isso, basta acessar a plataforma, subir o documento e assinar com alguns cliques por meio do Certificado Digital.

Certificado Digital precisa estar válido

Segundo Gonçalves, para realizar a assinatura de documentos, o Certificado Digital OAB precisa estar válido. “A renovação pode ser feita on-line, sem sair de casa, no site da Autoridade Certificadora da Ordem dos Advogados do Brasil (AC OAB)”, finaliza.