Sala de Imprensa


Certisign inclui biometria no processo de validação do Certificado Digital

01/02/16 09:21:04
Com o objetivo de aumentar a segurança no processo de emissão dos Certificados Digitais, as Autoridades Certificadoras (AC’s) do Brasil devem se adequar a instrução normativa do Comitê Gestor de Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira, que adiciona no processo de validação do Certificado a coleta da biometria do requerente.  A adequação deve ser feita até o dia 15 de maio. 
 
A Certisign, a Autoridade Certificadora líder da América Latina e especialista em Identificação Digital, se antecipou e já está fazendo a coleta de dados biométricos em alguns locais. A previsão é de que até o final de abril todos os mais de 1.600 Pontos de Atendimento da empresa estejam adequados a normativa e, portanto, aptos para a validação com biometria.
 
De acordo com Igor Rocha, diretor da Certibio, unidade focada em biometria, a antecipação foi possível graças a um projeto piloto realizado no final do ano de 2015 em Pontos de Atendimento distribuídos entre São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Manaus, Fortaleza, Porto Alegre, Goiânia e Brasília. "A partir desta experiência, foram realizados ajustes de usabilidade e, agora, já estamos na fase de implementação em todos os nossos Pontos, por isso atenderemos a norma antes do prazo legal". 
 
Outro fator que fez a diferença para a antecipação da adequação da Certisign é a infraestrutura da empresa, que, desde o ano passado,  tornou-se especialista em Identidade Digital com a Certibio. "A Certisign trouxe a Certificação Digital para o Brasil e, por isso, se sente na obrigação de ser pioneira em tudo que se refere a esse mercado e está em constante busca de inovação para seus produtos e serviços", explica Rocha.
 
A normativa ainda determina que, dentro de ano a partir de 15 de maio, as Autoridades Certificadoras deverão usar o sistema, no qual estarão arquivados os dados biométricos cadastrados, para a consulta e a checagem das informações dos requerentes de Certificados. 
 
Entenda: validação do Certificado Digital
 
A validação do Certificado Digital é a etapa na qual são conferidos os documentos do requerente. Ou seja: é o momento da confirmação da identidade de quem está solicitando o Certificado. A inserção da biometria adiciona segurança ao já rigoroso processo, para evitar o risco de fraude de identidade. 
 
Sobre a Certisign
A Certisign é a Autoridade Certificadora líder da América Latina e especialista em Identificação Digital. Com mais de 1.600 Pontos de Atendimento por todo o Brasil, ao longo dos seus 19 anos, já emitiu mais de 9 milhões de Certificados Digitais, possui em seu portfólio de clientes as companhias mais representativas do Brasil e está entre as 50 Empresas Mais Inovadoras do País, de acordo com a pesquisa realizada pela DOM StrategyPartners. Para mais informações acesse: www.certisign.com.br.
 
Certisign
Assessoria de Imprensa: EastSide23 Comunicação Corporativa
Jornalista: Marília Ramires
Tel.: (11) 98294-4299         e-mail:marilia.ramires@eastside23.com.br
Jornalista responsável:Eleno Mendonça
Jan/16

Segmento: Biometria