Sala de Imprensa

Confira as últimas novidades do mercado de Certificação e Identidade Digital


Como a assinatura digital pode ajudar no trabalho à distância

27/04/20 16:01:34


Com o avanço da pandemia do Coronavírus no Brasil, as empresas estão adotando o trabalho à distância para manter suas operações e, claro, garantir a segurança dos seus colaboradores e da sociedade, uma vez que o vírus é altamente contagioso.

Neste contexto, algumas tecnologias, já disponíveis há muitos anos no mercado e no dia a dia das empresas, podem ajudar para que os negócios não parem, como o Certificado Digital. Muito utilizado para as entregas fiscais e comunicação com o governo, ele também funciona como assinatura de próprio punho, com as vantagens de eliminar o papel e, o mais importante nos dias de hoje, o deslocamento.

“A cada uso do Certificado é gerada uma assinatura digital que tem o mesmo valor jurídico da manuscrita. Ou seja: ele pode ser usado para assinar qualquer tipo de documento, como contratos, procurações, entre outros. Com poucos cliques o documento é formalizado e enviado a outra parte interessada, sem a necessidade de impressão ou deslocamentos”, explica Roni Franco, Diretor Administrativo da Certisign, a maior Autoridade Certificadora do Brasil. 

Como assinar documentos usando o Certificado Digital

Segundo o executivo, não é preciso nenhuma mudança na infraestrutura tecnológica da empresa para a adoção da tecnologia. “Basta acessar um portal de assinaturas, submeter o documento e pronto! Se desejar é possível indicar outros signatários também, além de outros detalhes. Esta é uma forma eficaz e rápida para que aprovações e contratações não fiquem pendentes pela falta da presença física do tomador de decisão. Estamos em um momento em que a agilidade nos processos é primordial, assim como o distanciamento social, e o Certificado Digital atende isso”.