Sala de Imprensa


Dia das Mães em meio à pandemia: compras on-line é alternativa para presentear

01/05/20 11:10:00

Por conta da pandemia Coronavírus as pessoas têm recorrido cada vez mais às compras on-line. Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), alguns varejistas registraram aumento de 180% nas vendas de produtos das categorias alimentos, bebidas, saúde e higiene pessoal desde 12 de março. Com a chegada do Dia das Mães, outras divisões podem registrar bons números, como vestuário e eletrônicos, e o motivo é simples: com o isolamento social a compra on-line se tornou o meio mais seguro para presentear sem contato físico: você faz o pedido na loja virtual de sua preferência e indica o endereço do presenteado para a entrega.

Prático? Sim, mas é importante ter atenção a alguns cuidados na hora de comprar na internet.  Os cibercriminosos se aproveitam, principalmente, das datas comerciais para aplicarem golpes. “O Phishing é uma das fraudes mais comum em épocas comemorativas. Trata-se de um golpe no qual criminosos fazem cópias de sites famosos e enviam e-mails com ofertas miraculosas aos consumidores para roubar dados pessoais e financeiros”, explica Oscar Zuccarelli, gerente de segurança da informação da Certisign, empresa especialista em segurança digital.

Para evitar cair neste golpe alguns cuidados simples são essenciais. “Os sites de e-commerce originais possuem Certificado Digital SSL, que garante um canal de comunicação seguro para a compra e inserção de dados. As páginas protegidas por essa tecnologia exibem sinais aos consumidores, como a letra S no HTTP, ficando HTTPS”, explica Zuccarelli.

Segundo o especialista, outros sinais são: um cadeado fechado na barra de navegação e a existência de um selo de segurança, geralmente no final da página, como o do Site Seguro.  “Além de conferir esses sinais, é importante que o internauta clique no selo e no cadeado para verificar se, de fato, o Certificado SSL ali presente foi emitido para o site em questão. Há alguns fraudadores que, por exemplo, colocam apenas a imagem do selo no rodapé, para enganar os internautas. Por isso, o clique é tão importante”.