Sala de Imprensa


Dia dos Namorados: saiba como proteger seus dados durante as compras online

06/06/18 16:25:00

Com o Dia dos Namorados se aproximando, muitos casais escolhem as lojas virtuais para comprar os presentes para a data, atraídos pela praticidade, grandes ofertas e preços baixos.
 
Apesar da facilidade, as compras virtuais podem esconder algumas armadilhas. Para não sofrer com dores de cabeça, o diretor de Varejo e Canais da Certisign, Leonardo Gonçalves, recomenda que o consumidor fique alerta antes de passar seus dados pessoais e financeiros a um e-commerce. 
 
Cuidado com as ofertas
 
Quem vai fazer compras no Dia dos Namorados precisa ficar atento a ofertas “boas demais para ser verdade”. Promoções muito acima do praticado pelo mercado podem, na verdade, ser iscas para roubar os dados dos consumidores. 
 
“Em datas comemorativas, os criminosos costumam utilizar esse truque para conseguir dados como número de documentos ou dados bancários. Antes de clicar em uma oferta muito boa, o ideal é verificar a veracidade da promoção. Desconfie sempre de algo que esteja muito distante do oferecido por outras lojas”, explica o executivo da Certisign. 
 
Verifique a veracidade e a segurança do site
 
Gonçalves chama a atenção também para a importância de o consumidor ficar atento a alguns itens de segurança presentes em sites de lojas online, como um cadeado posicionado à esquerda do navegador e o complemento HTTPS, na página de endereço. 
 
Outro cuidado reforçado pelo diretor da Certisign é a checagem do Certificado Digital SSL, dispositivo de segurança localizado no rodapé da página. “Com esse Certificado, o internauta tem seus dados protegidos do acesso indevido de terceiros. Informações como nome completo, números de documentos e dados bancários serão acessadas apenas pelo varejista”.
 
Fique atento ao cronograma de entregas
 
Na hora da compra em um e-commerce, o consumidor deve acompanhar, ainda, o cronograma de entregas. Saber se a empresa cumpre os prazos ou deixa de entregar algum produto é outro ponto importante para evitar decepções. 
 
Sobre a Certisign
A Certisign é a Autoridade Certificadora líder da América Latina e especialista em Identificação Digital. Com mais de 1.800 locais de atendimento por todo o Brasil, ao longo dos seus 21 anos, já emitiu mais de 10 milhões de Certificados Digitais, tem em seu portfólio de clientes as companhias mais representativas do País e está entre as empresas mais inovadoras, de acordo com as pesquisas “Inovação Brasil 2016”, da Strategy& - consultoria estratégica do Network PwC-, e "50 Empresas Mais Inovadoras do País", da DOM StrategyPartners. Mais informações: www.certisign.com.br.
 
PARA A IMPRENSA:
Ricardo Viveiros & Associados – Oficina de Comunicação
Jornalista responsável: Jéssica Almassi; jessica.almassi@viveiros.com.br
Analistas:
Mayra Ayres; mayra.ayres@viveiros.com.br
Rosangela Sousa; rosangela@viveiros.com.br 
11 3675-5444