Sala de Imprensa


Dia Mundial da Água: tecnologia auxilia a economia de água

16/03/18 13:56:48

Comemorado em 22 de março, data oficial da ONU, o Dia Mundial da Água estimula e destaca soluções para racionalizar o consumo e preservar os mananciais hídricos. Entre as criações empresarias, está Certificado Digital, necessário devido a implementação da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), em 2006. 

Para cada sulfite ou A4 que deixa de ser utilizado, por meio da substituição de um documento impresso por um digital, são economizados 10 litros de água, que seriam necessários para a produção da folha, conforme dados do Water Footprint Network (WFN). Exemplo ampliado disso pode ser encontrado em informações (janeiro de 2017) da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo: implementada em 2006, a NF-e emitiu, até aquele mês, 18 bilhões de documentos, o que representa economia de 72 bilhões de folhas de papel.

“Esse volume, multiplicado pelos 10 litros por folha calculados pelo WFN, significou a economia de 180 bilhões de litros, ou 180 milhões de metros cúbicos de água, o equivalente a cerca de 18% de toda a capacidade do Sistema Cantareira, de 982 milhões de metros cúbicos, o maior da Grande São Paulo”, compara Julio Cosentino, vice-presidente da Certisign, Autoridade Certificadora líder na América Latina. 

O executivo observa que essa economia vai ao encontro do tema escolhido pela ONU para celebrar o 22 de março em 2018: Soluções Naturais para a Água. “A economia propiciada pelo digital não tem impactos ambientais e contribui de modo significativo para a preservação dos mananciais”, ressalta.

A migração do processo de emissão de documentos impressos para o digital foi possível, dentre outros fatores, pela Certificação Digital, que garante a autenticidade das informações, conferindo-lhes validade jurídica. "O ganho ambiental soma-se à facilidade agregada à vida das pessoas e empresas, economia de tempo, agilidade e segurança e transparência das transações realizadas por meio do documento digital”, salienta Cosentino.

Dia Mundial da Água 

A data foi instituída na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1992, passando a ser comemorada oficialmente em 1993. Seu objetivo é disseminar a consciência sobre a importância da água e a necessidade de conter o desperdício e usá-la de modo racional. 

Na média global, o maior consumo de água é o da agricultura, que representa 70% do total. Em seguida, aparece a indústria, com 22%, e o uso doméstico e comercial, com 8%. Segundo o Instituto Akatu, que estimula o consumo consciente, a produção de papel está entre os processos industriais que mais consomem o preciso líquido. 

Como adquirir o Certificado Digital

Basta optar por uma Autoridade Certificadora credenciada pela ICP-Brasil. Depois, escolher o tipo de Certificado Digital que melhor atende suas necessidades. No caso mencionado acima, o Certificado Digital que garante essa facilidade é o e-CNPJ + Emissor de Notas Fiscais Eletrônicas, disponibilizado pela Certisign.

SERVIÇO
e-CNPJ + Emissor de Notas Fiscais Eletrônicas
Autoridade Certificadora: Certisign 
Valor do investimento: 12 x R$ 40,00
Onde comprar: www.certisign.com.br 

Sobre a Certisign
A Certisign é a Autoridade Certificadora líder da América Latina e especialista em Identificação Digital. Com mais de 1.800 locais de atendimento por todo o Brasil, ao longo dos seus 21 anos, já emitiu mais de 10 milhões de Certificados Digitais, possui em seu portfólio de clientes as companhias mais representativas do País e está entre as empresas mais inovadoras do Brasil, de acordo com as pesquisas “Inovação Brasil 2016”, da Strategy& - consultoria estratégica do Network PwC-, e "50 Empresas Mais Inovadoras do País", da DOM StrategyPartners. Para mais informações acesse: www.certisign.com.br.