Sala de Imprensa


Empreendedor: saiba o que Certificado Digital pode fazer pelo seu negócio

05/10/18 16:56:13

Comemorado em 5 de outubro, o Dia do Empreendedor chama a atenção para a rotina destes que inspiram novos negócios. Para colocar tantas ideias em prática, a tecnologia é uma grande aliada e também facilitadora da operação do negócio. 

Muito conhecido por conta das entregas fiscais, o Certificado Digital é um grande aliado dos empreendedores, porque permite, por exemplo, que documentos sejam assinados sem papel e sem caneta; viabiliza a emissão de notas ficais eletrônicas, entre outras aplicações. 

Leonardo Gonçalves, diretor de Varejo e Canais da Certisign, Autoridade Certificadora, fala abaixo sobre o uso e aplicações do Certificado Digital e quais os benefícios que a tecnologia oferece aos empreendedores.
 
1.    O que é o Certificado Digital?
É a identidade digital de uma pessoa, seja ela física ou jurídica, no ambiente virtual. Com valor equivalente ao documento de identificação em papel, o Certificado Digital garante a autenticidade das transações eletrônicas. 
 
2.    Para que serve?
São mais de duas mil aplicações. Mas pensando especificamente no empreendedor, ele pode emitir notas fiscais; formalizar negócios à distância, como o contrato com um fornecedor de outro estado, com poucos cliques; enviar a declaração de Imposto de Renda pré-preenchida; entre outros. 

Vale dizer que o empreendedor que emite notas fiscais e que, portanto, tem o seu negócio formalizado tem vantagens importantes para o seu negócio, como o acesso a crédito no mercado e a possibilidade de oferecer a modalidade de pagamento em cartão de crédito.

3.    Como o Certificado funciona?
Em resumo, o Certificado Digital é o RG do mundo virtual. Ele garante que o titular é ele mesmo no meio eletrônico, por isso é exigido para as entregas fiscais e pode ser usado para assinar documentos, sem papel e sem caneta. 

 
4.    Como adquirir?

O produto pode ser adquirido em uma Autoridade Certificadora por meio da internet. O processo é bastante simples: solicitação no site e apresentação da documentação obrigatória em um local de atendimento. Por isso, na hora de escolher, é importante o empreendedor levar em consideração a capilaridade que a Certificadora oferece.

 
5.    O Certificado Digital tem prazo de validade?
Sim. Como todo documento de identificação, o Certificado tem prazo de validade. Esse período varia de acordo com o tipo adquirido pelo empreendedor. Em geral, um Certificado costuma valer entre um e três anos. 
 
6.    Quais tipos existem?
O produto pode ser encontrado em dois tipos: o A1, que pode ser armazenado em computadores ou dispositivos móveis (mobileID), e o A3, que é emitido e fica armazenado em mídias como Cartão Inteligente ou Token.  
 
7. Custa caro?

Não. Por menos de R$ 1 por dia é possível adquirir um Certificado Digital para pequena empresa. Além disso, existem pacotes sob medida, que contemplam, além do Certificado, o emissor de notas fiscais.  

Sobre a Certisign
A Certisign é a Autoridade Certificadora líder da América Latina e especialista em Identificação Digital. Com mais de 1.800 Locais de Atendimento por todo o Brasil, ao longo dos seus 22 anos, já emitiu mais de 10 milhões de Certificados Digitais, possui em seu portfólio de clientes as companhias mais representativas do País e está entre as empresas mais inovadoras do Brasil, de acordo com as pesquisas “Inovação Brasil 2016”, da Strategy& - consultoria estratégica do Network PwC-, e "50 Empresas Mais Inovadoras do País", da DOM StrategyPartners. Para mais informações acesse: www.certisign.com.br.