Sala de Imprensa


Empreendedor, veja três facilidades proporcionadas pelo Certificado Digital

12/12/19 10:09:05

Muito conhecido pelos empresários, o Certificado Digital também beneficia a vida dos novos empreendedores. Veja três facilidades que esta tecnologia proporciona a quem está começando seu próprio negócio. 
  
1. Abrir on-line a empresa

 
Não basta ter boas ideias e começar o seu negócio, é preciso formalizá-lo. E quem pensa que isso é complicado, engana-se. As Juntas Comerciais de todo o país gradativamente estão migrando o processo de abertura de empresas para o on-line e, para fazer a solicitação, basta ter um Certificado Digital e-CPF. Com isso, elimina-se o vai e vem de papelada e a necessidade da presença física do empreendedor para a assinatura da documentação. 

Na Junta Comercial de São Paulo (Jucesp), por exemplo, a abertura de empresas de baixo risco pode ser realizada em até 24 horas no estado, ante os 4 dias antes necessários. Outros órgãos que estão operando digitalmente são: Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc) e Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese). 

“A formalização do negócio, ou seja a abertura de um CNPJ, aumenta as chances de sucesso do empreendedor, pois possibilita que ele tenha, por exemplo, acesso à liberação de crédito com mais facilidade para investir no negócio”, explica Leonardo Gonçalves, diretor de Relações Institucionais da Certisign, empresa especializada em identificação digital.  
  
2. Emissão de notas fiscais
 

Com o Certificado Digital, o empreendedor pode emitir notas fiscais eletrônicas, o que ajuda no gerenciamento do negócio, pois há um maior controle dos itens comercializados. Outro ponto importante é que amplia-se as possibilidades de vendas, já que ele poderá, por exemplo, comercializar seus itens em sites que possuem a categoria de Marketplace, que exigem a emissão de nota dos produtos vendidos, e atender, também, às pessoas jurídicas que precisam justificar os gastos com compras, apresentando evidências, neste caso, a nota fiscal do que foi adquirido. “Para a emissão de notas eletrônicas, o empreendedor deve utilizar um Certificado Digital e-CNPJ e, para ter um, é preciso que ele tenha formalizado a abertura de sua empresa”.
 
3. Parceria com grandes e-commerces
 
E por falar em Marketplace, os grandes varejistas exigem que o empreendedor tenha o Certificado e-CNPJ para formalizar parceria. “Esta é uma forma dos grandes e-commerces terem a certeza de que do outro lado há uma empresa legalmente constituída”.