Sala de Imprensa


Era Digital: Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA)utiliza Certificado Digital para assinar documentos

07/08/15 16:36:45
A busca por uma tecnologia que agilizasse o processo de emissão e entrega do Certificado de Conclusão de Curso, Histórico Escolar e outros documentos escolares e que, ao mesmo tempo, fosse sustentável, fez o Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis (IMESA), unidade de Ensino da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), migrar a assinatura desses documentos para o meio eletrônico, utilizando a  Certificação Digital aplicada na plataforma Portal de Assinaturas.
 
Com a mudança, os profissionais responsáveis por assinar esses documentos deixaram de utilizar caneta e papel e, agora, assinam com os seus Certificados Digitais Certisign. "Os documentos são inseridos no Portal e em poucos cliques os signatários assinam por meio de seus respectivos e-CPF", explica Leonilda Varela, da Supervisão Acadêmica da FEMA.
 
Leonilda comenta que, desde que o IMESA/FEMA começou a utilizar o Portal de Assinaturas Certisign, os processos ganharam agilidade e se tornaram sustentáveis. "Entregamos os documentos com muito mais rapidez aos alunos e sem o uso do papel. O tempo dos profissionais envolvidos nos processos de assinatura também foi otimizado, pois em poucos cliques eles podem assinar lotes de documentos, com total validade jurídica." De acordo com Leonilda, mais de mil folhas de sulfite deixam de ser impressas mensalmente.
 
Além dessas vantagens, a redução de custos, devido a eliminação da necessidade de compra, impressão, manuseio e armazenamento de papel,também se destaca. "Muitos alunos se formavam ou solicitavam o histórico escolar e depois não o retiravam. Isso gerava uma grande quantidade de arquivo e gastos com suprimentos. Agora, a cada solicitação, enviamos por e-mail, e, assim, economizamos recursos naturais, otimizamos o tempo dos signatários e poupamos espaço físico para armazenamento".
 
O que é um e-CPF?
É a versão eletrônica do CPF que garanteautenticidade e integridade nas transaçõeseletrônicas de Pessoas Físicas. Com ele o titular assinadocumentos com validade jurídica; acessa diversosserviços oferecidos pelo governo estadual e federalna internet, como o portal e-CAC, da Receita Federaldo Brasil, e o portal Empresa Simples; envia informaçõesaos programas eSocial e Conectividade Social e aindatem diversas facilidades para a entrega e oacompanhamento da Declaração do Imposto de Renda.
 
Portal de Assinaturas
O Portal de Assinaturas Certisign é uma solução para a assinatura de documentos por meio do Certificado Digital ICP-Brasil. Personalizável, é possível criar as próprias regras para as assinaturas, todas as etapas podem ser acompanhadas e o próprio sistema notifica os envolvidos no fluxo criado.
 
Com apenas alguns cliques, o documento é assinado com validade jurídica, sem a necessidade de impressão, manuseio, armazenamento e deslocamentos para o envio de documentos.
 
 
Sobre o IMESA
O Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis (IMESA) é a unidade de Ensino da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), que atua na área de Educação oferecendo graduação e pós-graduação, além de cursos de atualização, seminários e atividades de extensão para alunos e comunidade em geral.
 
Sobre a Certisign
A Certisign é a Autoridade Certificadora líder da América Latina, especialista em segurança para lojas virtuais e desenvolvedora de Soluções Corporativas integradas à Certificação Digital para empresas de todos os portes. Com mais de 1.400 Pontos de Atendimento por todo o Brasil, ao longo dos seus 19 anos, já emitiu mais de 7 milhões de Certificados Digitais, possui em seu portfólio de clientes as companhias mais representativas do Brasil e está entre as 50 Empresas Mais Inovadoras do País, de acordo com a pesquisa realizada pela DOM StrategyPartners. Para mais informações acesse: www.certisign.com.br.
 
Certisign
Assessoria de Imprensa:EastSide23 Comunicação Corporativa
Jornalista: Marília Ramires
Tel.: (11) 98294-4299         e-mail:marilia.ramires@eastside23.com.br
Jornalista responsável: Eleno Mendonça
Ago/15

Segmento: Certificado Digital