Sala de Imprensa


Formalizar contratos com assinatura digital e eletrônica já é realidade

26/09/16 09:31:16
Assinar contratos no meio eletrônico sem caneta e papel é uma tendência. Tanto que na última semana essa nova maneira de formalizar acordos foi tema do 7º Congresso Latino Americano de Gestão de Contratos. Veja mais informações e migre o processo de assinatura de contratos da sua empresa para o digital. 
 
1. Qual escolher: assinatura digital ou eletrônica?
Depende. "A escolha está relacionada ao nível de risco e valor da operação", explica Maria Teresa Aarão, diretora de Inovação em Produtos e Mercados da Certisign, uma das empresas que participou do evento. 
A assinatura digital é indicada para formalizar contratos com alto risco financeiro e de longo prazo. Já a eletrônica pode ser usada para formalizar acordos com baixo risco financeiro e de curto prazo.
 
2. Diferença entre as assinaturas
Assinatura digital: é gerada a partir do uso do Certificado Digital ICP-Brasil e tem valor jurídico assegurado pela legislação brasileira - Medida Provisória 2200-2.
Assinatura eletrônica: é gerada a partir da grafia de uma assinatura e tem eficácia probatória de acordo com as evidências colhidas e a reputação da empresa que provê o serviço.
 
3. Opte por uma boa plataforma
Por trás do upload do documento e da assinatura é preciso ter um sistema robusto com múltiplas funcionalidades para usufruir de todos os benefícios de ter o processo no digital. O Portal de Assinaturas é uma opção. A plataforma permite a criação de fluxos, envia notificações, gera evidências da assinatura, controla integridade dos documentos e das assinaturas, entre outras funcionalidades. É possível experimentar gratuitamente e assinar documentos, por exemplo, por meio do Certificado Digital no celular, mais conhecido como mobileID.   
 
Sobre a Certisign
A Certisign é a Autoridade Certificadora líder da América Latina e especialista em Identificação Digital. Com mais de 1.800 Pontos de Atendimento por todo o Brasil, ao longo dos seus 20 anos, já emitiu mais de 9 milhões de Certificados Digitais, possui em seu portfólio de clientes as companhias mais representativas do País e está entre as empresas mais inovadoras do Brasil, de acordo com as pesquisas “Inovação Brasil 2016”, da Strategy & Consultoria Estratégica do Network PwC, e "50 Empresas Mais Inovadoras do País", da DOM StrategyPartners. Para mais informações acesse: www.certisign.com.br.
 
Certisign
Assessoria de Imprensa: EastSide23 Comunicação Corporativa
Jornalista: Marília Ramires
Tel.: (11) 98294-4299     e-mail: marilia.ramires@eastside23.com.br
Jornalista responsável: Eleno Mendonça
Set/16

Segmento: Institucional