Sala de Imprensa


MEIs de Mato Grosso devem emitir a nota fiscal eletrônica a partir de abril

09/04/18 11:22:02

A partir do mês de abril, todos os microempreendedores individuais (MEI) do estado de Mato Grosso deverão emitir a nota fiscal eletrônica (NF-e) para comprovar serviços prestados. Para gerar o documento é necessário que o empresário possua um Certificado Digital ICP-Brasil.  
 
Além de desburocratizar a emissão de documentos fiscais, como a NF-e, o Certificado Digital torna esse processo mais rápido e seguro, explica Leonardo Gonçalves, diretor de Canais e Varejo da Certisign, Autoridade Certificadora Líder na América Latina. “Com o uso do Certificado Digital, o empreendedor e seus fornecedores têm a certeza de que as informações repassadas são verdadeiras. Esta ferramenta permite, ainda, que o MEI gerencie seu negócio com eficiência operacional e adote uma rotina sustentável, com a economia no uso de papel”. 
 
O executivo destaca outras utilizações possíveis para o Certificado Digital, como a assinatura de documentos de maneira digital. Tais contratos têm validade jurídica. 
 
Formalizando seu negócio

 Os documentos necessários para que o microempreendedor emita a nota fiscal eletrônica podem ser consultados no site da Junta Comercial de Mato Grosso. Já para obter o Certificado Digital, o MEI deve procurar uma Autoridade Certificadora de sua preferência, credenciada junto ao ICP-Brasil (como a Certisign) e fazer a solicitação do documento, presencialmente ou via internet.  
 
O diretor de Canais e Varejo da Certisign explica que a aquisição do Certificado Digital é simples e requer baixo investimento. “Por menos de R$ 1 real é possível adquirir um Certificado Digital, que pode ser customizado para atender às necessidades dos microempresários”, conclui Gonçalves. 
 
Sobre a Certisign

A Certisign é a Autoridade Certificadora líder da América Latina e especialista em Identificação Digital. Com mais de 1.800 Locais de Atendimento por todo o Brasil, já emitiu mais de 10 milhões de Certificados Digitais ao longo de seus 21 anos. A empresa tem em seu portfólio de clientes as companhias mais representativas do País e está entre as empresas mais inovadoras, de acordo com as pesquisas "Inovação Brasil 2016", da Strategy & Consultoria Estratégica do Network PwC, e "50 Empresas Mais Inovadoras do País", da DOM StrategyPartners.