Sala de Imprensa


Natal seguro: veja como comprar na internet sem dor de cabeça

16/12/20 00:00:00

O Natal vem aí, e as compras na internet já começam a movimentar o comércio eletrônico. Dados das entidades que representam os setores varejistas estimam que as vendas on-line irão movimentar aproximadamente R$ 18 bilhões nesse ano, muito em função da pandemia Coronavírus. Se por um lado o e-commerce facilita e protege à vida ao permitir compras à distância, por outro ele pode ser um meio de compra arriscado para quem não toma os devidos cuidados em relação à segurança digital. 

Oscar Zuccarelli, gerente de Segurança da Informação da Certisign, explica que em épocas de grande movimento no comércio aumentam as tentativas de golpes e alerta para os cuidados que os internautas precisam ter, como desconfiar de preços muito abaixo dos praticados pelo mercado e verificar se o site é seguro. 

“A maior parte destes ataques começa por meio do Phishing, uma modalidade de golpe no qual os cibercriminosos usam uma superpromoção, em páginas fakes, como isca para fisgar os dados pessoais e financeiros da vítima. A divulgação dessas ofertas ocorre via mensagens por e-mail, aplicativos, como WhatsApp e Telegram, e SMS. Anúncios nas redes sociais também estão nesta lista”.  

Recebeu uma ótima oferta, o que fazer?

Segundo Zuccarelli, se for por e-mail, o primeiro passo é checar o remetente da mensagem. “Geralmente, os e-mails provenientes de phishing possuem erros ou o domínio é diferente da loja em questão. Por exemplo: a loja chama-se Maria Celular, mas o remetente é lojamariacelular@abcd.br. Se verificar esta situação, ignore a mensagem”.

Em todos os casos de mensagens por e-mail, instantâneas ou SMS, a recomendação é não clicar diretamente no link. “Entre no site em questão, digitando o endereço em seu navegador e veja se a oferta, de fato, existe. Se comprovado que sim, é hora de verificar se o site é seguro e, portanto, possuí SSL: veja se há a presença da letra S no HTTP, ficando HTTPS, cadeado na browser e selo de segurança. Checados esses sinais, clique no cadeado e veja se o Certificado SSL da página foi emitido para o endereço que você está”.

Segundo o especialista esta verificação é importante porque os fraudadores aperfeiçoaram seus ataques e, agora, também criam páginas fakes com o SSL para enganar o internauta. “O criminoso cria uma página X para fraudes ou um site semelhante ao de um grande e-commerce. O internauta entra, checa os sinais do SSL e segue com a compra, porque confia na segurança do ambiente, mas na verdade ele está entregando os dados ao fraudador. Então, é o seguinte: entrou na página, conferiu a oferta, viu os sinais de SSL, clica no cadeado. Se você estiver na página da loja Maria Celular e o SSL foi emitido para o João Eletrônicos, não prossiga com a compra. É fraude”.

Caiu num golpe de phishing, e agora?

“É preciso comunicar sua instituição financeira e trocar suas senhas imediatamente. Também, vale fazer uma varredura no dispositivo por meio do antivírus, seja ele um computador, celular ou tablet”, finaliza.