Sala de Imprensa


Nota fiscal eletrônica elimina bilhões de folhas de papel

23/06/17 09:40:21
Você já parou para pensar nos benefícios da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) ao meio ambiente? Desde a implementação, em 2006, quase 1,4* milhões de empresas emitiram mais de 16,689* bilhões de notas eletrônicas, que pouparam quase 67 bilhões de folhas de papel, já que a versão impressa era emitida, em média, com quatro vias.  
Isso só foi possível por conta do Certificado Digital, que adicionou autenticidade e transparência na emissão do documento, permitindo que o papel fosse substituído por um arquivo eletrônico.  
 
De acordo com Julio Cosentino, presidente da Associação Nacional da Certificação Digital (ANCD) e vice-presidente da Certisign, a migração do processo para o eletrônico também garante outros benefícios, além da sustentabilidade. "Uma vez que a nota é emitida no ambiente digital, poupa-se espaço para o armazenamento, o que é muito positivo para o emissor, pois o acesso, assim como o envio da nota, é facilitado". 
 
Mas, afinal, o que é o Certificado Digital?
 
Cada vez mais, o Certificado Digital ganha espaço na mídia e na vida de pessoas. E o motivo é simples: com a modernização, os processos físicos estão migrando para o eletrônico e o Certificado é um documento que identifica pessoas e empresas no universo digital. "Ele garante a autenticidade da operação e atribui validade jurídica à transação, assegurada pela legislação brasileira". 
 
Para a emissão de notas, é possível utilizar o Certificado Digital NF-e ou e-CNPJ. "A emissão de Notas Fiscais por meio do e-CNPJ é aconselhável somente se o próprio titular do Certificado for o emissor das notas.  Se mais de uma pessoa for responsável  por  essa  parte  do negócio, é indicada a compra do Certificado Digital NF-e, que  é  emitido vinculado ao e-CNPJ da empresa, mas com o CPF do funcionário", aconselha Cosentino. 
*Dados extraídos no dia 14/06/2017 - http://www.nfe.fazenda.gov.br/.
 
 
Sobre a Certisign
A Certisign é a Autoridade Certificadora líder da América Latina e especialista em Identificação Digital. Com mais de 2.000 Pontos de Atendimento por todo o Brasil, ao longo dos seus 20 anos, já emitiu mais de 9 milhões de Certificados Digitais, possui em seu portfólio de clientes as companhias mais representativas do País e está entre as empresas mais inovadoras do Brasil, de acordo com as pesquisas “Inovação Brasil 2016”, da Strategy & Consultoria Estratégica do Network PwC, e "50 Empresas Mais Inovadoras do País", da DOM StrategyPartners. Para mais informações acesse: www.certisign.com.br.
 
Certisign
Assessoria de Imprensa: EastSide23 Comunicação Corporativa
Jornalista: Marília Ramires
Tel.: (11) 98294-4299     e-mail: marilia.ramires@eastside23.com.br
Jornalista responsável: Eleno Mendonça
Jun/17

Segmento: NF-e