Sala de Imprensa


Nota fiscal eletrônica elimina mais de 88 bilhões de folhas de papel

15/07/19 11:45:46

Desde a sua implementação, em 2006, a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) tem proporcionado transparência à emissão desse importante documento e também benefícios incontáveis ao meio ambiente. Nestes últimos 13 anos, segundo dados do site nfe.fazenda, foram emitidas mais de 22 bilhões de notas*, o que gerou uma economia estimada de mais de 88 bilhões de folhas de papel, já que a versão impressa exigia, em média, quatro vias. 

E não é somente ao meio ambiente que a NF-e faz bem. A versão digital melhora a eficiência operacional das empresas, porque o processo é automatizado, sem a necessidade de preencher talões com papel e caneta. “O trabalho fica por conta do Certificado Digital, que é utilizado para a emissão da NF-e, e o emissor de notas”, explica o Leonardo Gonçalves, diretor comercial da Certisign.

Além de melhorar a produtividade, a NF-e reduz os custos, porque elimina o uso do papel e, por consequência, a necessidade de ter um espaço para armazenar os documentos – calcule o metro quadrado da região em que você atua. “Sem dúvida, a NF-e é um exemplo do avanço que é possível se ter por meio da Certificação Digital”.

Você sabia?

•    Cada sulfite ou A4 que deixa de ser utilizado, por meio da substituição de um documento impresso por um digital, são economizados 10 litros de água, que seriam necessários para a produção desta folha, conforme dados do Water Footprint Network (WFN).
•    A NF-e pode ser emitida por meio dos Certificados e-CNPJ ou NF-e.
•    O Certificado Digital também pode ser utilizado para assinar outros documentos, como contratos, propostas, procurações, etc. Isso porque a cada uso é gerada uma assinatura digital que tem o mesmo valor jurídico da manuscrita.
•    Para assinar um documento digitalmente é preciso submetê-lo em um portal de assinaturas e usar um Certificado e-CPF ou e-CNPJ. Nos casos em que o documento for assinado em nome de uma empresa, para a assinatura digital ter eficácia jurídica, ela deve ser proveniente do Certificado do(s) representante(s) legal(ais), mencionado(s) no contrato social ou estatuto da empresa.
•    Empresas de vários segmentos assinam, além da NF-e, outros documentos por meio do Certificado Digital.
•    A Leroy Merlin utiliza o Certificado Certisign para assinar as procurações, notificações e os substabelecimentos. Com a tramitação e assinatura desses documentos no meio eletrônico, ela reduziu em 87% os custos relacionados à compra de papel, impressão, autenticação, transporte, etc. Além da economia, foi conquistada produtividade com a otimização das atividades dos colaboradores envolvidos no processo de coleta de assinaturas manuscritas.
•    Já a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) utiliza o Certificado Certisign para assinar os contratos de estágio obrigatório. 

*Informações extraídas em 8 de julho de 2019.


Sobre a Certisign
A Certisign é a maior Autoridade Certificadora do Brasil e especialista em Identificação Digital. Presente em todo território nacional e no exterior, com mais de 1.800 Locais de Atendimento, já ultrapassou a marca de 10 milhões de Certificados Digitais emitidos. Desde 1996, atende pessoas físicas e companhias de grande relevância no país. Está entre as empresas mais inovadoras, de acordo com as pesquisas "Inovação Brasil 2016", da Strategy&, consultoria estratégica da PwC, e "50 Empresas Mais Inovadoras do País" e “Empresas mais inovadoras no relacionamento com o cliente”, da DOM StrategyPartners, e é a única Autoridade Certificadora a possuir a ISO 9001:2015 (Sistema de Gestão da Qualidade – SGQ).