Olá, selecione a sua localidade:

Sala de Imprensa

Compre seu certificado digital com quem é líder do mercado


O Certificado Digital e a gestão das empresas

26/07/17 09:06:08
Leonardo Gonçalves*
 
Já não é novidade que o Certificado Digital é um documento de identificação de uma pessoa física ou de uma empresa no mundo virtual e que todas as ações realizadas por meio dele têm validade jurídica e não podem ser repudiadas. E que, por conta disso, é cada vez mais exigido para a entrega das obrigações fiscais, já que garante a autenticidade e a integridade das informações prestadas.
 
A boa nova é que o Certificado Digital está se tornando um instrumento de gestão das empresas. Isso porque ele melhora a eficiência operacional e reduz custos. Você pode estar se perguntando: mas ele não é um documento de identificação? Sim, e é exatamente por isso que ele garante esses e outros benefícios às empresas.
 
A cada uso do Certificado é gerada uma assinatura digital que tem o mesmo valor jurídico da manuscrita. Isso significa que processos físicos podem ser migrados para o eletrônico, como o de assinatura de documentos. E se tudo é realizado no digital, a presença física do signatário é dispensável, o uso do papel é eliminado, assim como outras etapas.
 
De acordo com os últimos dados divulgados pelo ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação), já foram emitidos, de janeiro a junho deste ano, 1.795.243 milhão de Certificados Digitais, pouco mais de 10 % do que no mesmo período de 2016. E esse número deve continuar a crescer justamente pelos benefícios proporcionados e também pela comodidade. Hoje, é possível armazenar o Certificado Digital no celular ou tablet por meio da modalidade mobileID. 
 
Tudo bem, mas assinar usando o Certificado Digital é complicado? Não. Basta submeter o documento no portal de assinaturas e com alguns cliques assiná-lo. A tecnologia também pode ser integrada em sistemas, novos ou legados, por meio de códigos simples. Faça uma busca na internet e veja como é simples. Digite "Como assinar documentos usando o Certificado Digital". 
 
*Leonardo Gonçalves é diretor de Varejo e Canais da Certisign.