Sala de Imprensa


O Leão está chegando: veja como agilizar a declaração do Imposto de Renda

11/02/19 17:07:41

Faltando menos de um mês para o início da temporada de entrega do Imposto de Renda, os contribuintes já podem começar a se preparar para prestar as contas ao Leão.  É hora de juntar as documentações necessárias, como recibos e informes de rendimentos, para não perder o prazo e minimizar as chances de erros.

Quem tem Certificado Digital e-CPF continua com vantagens e pode usufruir da declaração pré-preenchida, como explica Leonardo Gonçalves, diretor de Varejo e Canais da Certisign. “Na modalidade pré-preenchida, o contribuinte precisa apenas conferir as informações, acrescentando ou corrigindo dados, se necessário”.

Ele explica que, ao usar o Certificado, as informações atreladas ao CPF do contribuinte são automaticamente preenchidas pelo Fisco, minimizando as chances de erros no preenchimento e até mesmo omissões, principais motivos que levam, muitas vezes, o cidadão à malha fina. 

Restituição mais rápida

Quanto mais cedo enviar a declaração, mais rápido se recebe a restituição, que é dividida em sete lotes, endereçados aos contribuintes que pagaram mais imposto do que deveriam no ano anterior. Vale lembrar, no entanto, que os dois primeiros lotes, geralmente, são destinados aos idosos acima de 65 anos, pessoas com deficiência e professores, que têm prioridade. E que, para a restituição ser paga, a declaração precisa ter sido enviada sem erros. 

O que é e como adquirir o Certificado Digital e-CPF

O Certificado Digital e-CPF é a identidade do cidadão no meio eletrônico. Tudo que é realizado mediante ao seu uso, tem validade jurídica prevista na legislação, por isso ele é exigido em grande parte das entregas fiscais e já é muito utilizado por empreendedores e empresários para, por exemplo, assinar contratos.

Para solicitá-lo, é preciso fazer o pedido em uma Autoridade Certificadora, que irá validar os dados do solicitante e autorizar a emissão da versão digital do CPF. 

Na Certisign, Autoridade Certificadora líder do setor, é possível comprar um e-CPF por a partir de R$ 89,00 parcelado em 10 vezes sem juros – investimento de menos de R$ 0,29 por dia. São várias as opções e a mais inovadora é a da Certificação na nuvem. Chamado remoteID, esse tipo de Certificado, justamente por estar in cloud, dispensa a necessidade de mídia e pode ser acessado rapidamente: basta ter conexão à internet. 

Renovação
Quem já tem Certificado e-CPF e pretende utilizá-lo para enviar a declaração, precisa se atentar a data de validade. Por ser um documento de identificação, o Certificado tem prazo de expiração.  A renovação deve ser solicitada no site renoveseucertificado.com.br. 
 
 
Sobre a Certisign
A Certisign é a Autoridade Certificadora líder da América Latina e especialista em Identificação Digital. Com mais de 1.800 locais de atendimento por todo o Brasil, ao longo dos seus 22 anos, já emitiu mais de 10 milhões de Certificados Digitais, tem em seu portfólio de clientes as companhias mais representativas do País e está entre as empresas mais inovadoras, de acordo com as pesquisas “Inovação Brasil 2016”, da Strategy& - consultoria estratégica do Network PwC-, e "50 Empresas Mais Inovadoras do País", da DOM StrategyPartners. Mais informações: www.certisign.com.br.
 
PARA A IMPRENSA
Jornalista responsável: Jéssica Almassi; jessica.almassi@viveiros.com.br.
Assistente de jornalismo: Rosangela Sousa; rosangela@viveiros.com.br.
11 3675-5444