Sala de Imprensa


O valor do contador na era do compliance

19/09/18 11:07:00

Julio Cosentino*

Neste 22 de setembro, Dia do Contador, é oportuno salientar a crescente importância desse profissional no universo corporativo e no conjunto da economia. Seu trabalho é cada vez mais relevante para o atendimento à forte demanda mundial por transparência, ética e compliance no setor público, iniciativa privada e no relacionamento entre ambos. 


Em um cenário onde a transformação digital é uma realidade, um fato a ser tão enfatizado quanto o empenho da classe para a manutenção da ética é a incorporação da tecnologia no dia a dia contábil. A  digitalização dos processos tem possibilitado que eles se dediquem de modo mais acentuado à análise crítica, ao aconselhamento do cliente no tocante ao aperfeiçoamento dos modelos de prestação de contas e balanços, com impacto na própria gestão e governança corporativa das empresas.


Matérias publicadas na imprensa mostram que firmas e contadores estão focados no aporte tecnológico: pesquisa realizada pelo Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon) apontou que as empresas e suas associadas investem 8% do faturamento em tecnologia e as não associadas, 6%. Trata-se de um processo irreversível, dado o forte impacto da tecnologia no exercício da profissão, como se observa, por exemplo, no Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), que unifica as atividades de recepção, validação, armazenamento e autenticação de livros e documentos da escrituração contábil e fiscal de pessoas físicas e jurídicas. 

E por falar em SPED, o que valida juridicamente as transações realizadas nele é o Certificado Digital chancelado pela ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas), assim como ocorre no preenchimento e emissão da nota fiscal eletrônica, declaração do Imposto de Renda, assinatura de contratos pela internet e transações em bancos.


O mais relevante em tudo isso é que os contadores têm se mostrado cada vez mais capacitados, no plano do conhecimento, atualização normativa e aporte tecnológico, a atender às exigências atuais colocadas à profissão.  
    
Julio Cosentino é vice-presidente da Certisign, a Autoridade Certificadora líder da América Latina, e presidente da Associação Nacional de Certificação Digital (ANCD).