Sala de Imprensa


Saiba quais são os benefícios da CNH digital

03/08/17 14:54:04
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou na última terça-feira (25/07) a Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e), que estará disponível a partir de fevereiro do próximo ano. Quem tem Certificado Digital ICP-Brasil poderá solicitar a CNH digital no site do Denatran, já os motoristas que não tiverem, deverão se dirigir ao Detran. Mais quais são os benefícios dessa novidade?
 
Os principais benefícios estão relacionados à comodidade e à segurança. Os motoristas interessados nesse novo modelo poderão solicitá-lo a qualquer hora e em qualquer lugar, sem ter que fazer agendamentos prévios ou enfrentar filas. Julio Cosentino, vice-presidente da Certisign, explica que realizar o processo de requisição pela internet é tão seguro quanto o presencial. "O uso do Certificado Digital ICP-Brasil, que é exigido no pedido on-line, garante a autenticidade e integridade das informações". 
 
Cosentino também esclarece que a CNH Digital é protegida contra a adulteração por conta do uso do Certificado do requerente, nos casos das Carteiras solicitadas pela internet, e do emissor, nos casos das solicitações presenciais no Detran.  Ou seja: a fraude de identidade também é inibida com a versão eletrônica, o que é bom para os órgãos reguladores e o próprio motorista.
 
A versão digital ainda promete ajudar os "esquecidos", porque pode ser armazenada no celular. Dessa forma, o motorista pode ser identificado, mesmo quando esquecer a carteira, por exemplo, diminuindo os riscos de multa e de pontos na CNH. 
 
Quem pode ter a CNH-e?
 
A CNH digital somente poderá ser emitida para quem tiver o novo modelo de CNH impressa, que começou a ser distribuída em maio deste ano com um QR Code, o código que será utilizado pelos agentes de trânsito para conferir a autenticidade das informações na versão digital. 
 
Sobre a Certisign
A Certisign é a Autoridade Certificadora líder da América Latina e especialista em Identificação Digital. Com mais de 2.200 Pontos de Atendimento por todo o Brasil, ao longo dos seus 21 anos, já emitiu mais de 10 milhões de Certificados Digitais, possui em seu portfólio de clientes as companhias mais representativas do País e está entre as empresas mais inovadoras do Brasil, de acordo com as pesquisas “Inovação Brasil 2016”, da Strategy & Consultoria Estratégica do Network PwC, e "50 Empresas Mais Inovadoras do País", da DOM StrategyPartners. Para mais informações acesse: www.certisign.com.br.
 
Certisign
Assessoria de Imprensa: EastSide23 Comunicação Corporativa
Jornalista: Rosangela Bezerra
Tel.: (11) 98294-4299 e-mail: rosangela.bezerra@eastside23.com.br
Jornalista responsável: Eleno Mendonça
Ago/17