Sala de Imprensa


Tecnologia reduz tempo para  obtenção do diploma universitário

30/08/18 08:39:53

 Aprovada em abril último, a Portaria nº 330 revolucionou o setor da educação ao instituir a obrigatoriedade do diploma digital, em até dois anos, para todas as instituições de Ensino Superior públicas e privadas do Brasil. Emitidos eletronicamente, esses documentos estão protegidos pela Certificação Digital, o que lhes confere um padrão de integridade e rastreabilidade aceito pelo MEC. O diploma digital ou e-diploma  elimina o risco de fraudes e falsificações, que hoje é um dos maiores problemas enfrentados pelas Universidades no Brasil e no mundo.  
 
O diploma digital representa, ainda, maior eficiência para as universidades, que reduzem a burocracia e o tempo necessário para a emissão e liberação do certificado, conforme explica Henri Sternberg, diretor de Negócios Corporativos da Certisign.“Com essa tecnologia, os centros universitários dinamizam seus processos, já que não se faz mais necessário investir em transporte, autenticações e armazenamento físico dos certificados, que passam a ser guardados em nuvem”. 
 
O advento da nova tecnologia permitirá, ainda, que as instituições melhorem o relacionamento com os alunos por conta da otimização do atendimento, já que a solicitação poderá ser feita via internet, por meio do próprio portal. “Haverá mais mobilidade e rapidez nos trâmites, já que se elimina a obrigação de que os alunos compareçam à secretaria acadêmica para solicitar o diploma, eliminando as filas e reduzindo significativamente o tempo necessário para sua liberação”, explica o executivo. 

Outro ponto positivo é a grande economia ao oferecer o diploma digital, uma vez que o papel utilizado requer a mesma autenticação e segurança do papel moeda.
 
Segundo o último Censo da Educação Superior, divulgado pelo Inep, em 2016, 1.169.449 estudantes concluíram cursos universitários. No mesmo ano, havia 6.058.623 brasileiros matriculados em instituições públicas e privadas.  


Sobre a Certisign
A Certisign é a Autoridade Certificadora líder da América Latina e especialista em Identificação Digital. Com mais de 1.800 Locais de Atendimento por todo o Brasil, já emitiu mais de 10 milhões de Certificados Digitais ao longo de seus 22 anos. A empresa tem em seu portfólio de clientes as companhias mais representativas do País e está entre as empresas mais inovadoras, de acordo com as pesquisas "Inovação Brasil 2016", da Strategy & Consultoria Estratégica do Network PwC, e "50 Empresas Mais Inovadoras do País", da DOM StrategyPartners.