Sala de Imprensa


Uso da assinatura digital pela CCEE é tema em evento

28/08/15 10:16:35

 A Certisign, Autoridade Certificadora líder da América Latina e especialista em Identificação Digital, apresentará no ECMSHOW o caso de sucesso da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica - CCEE. A palestra será realizada no dia 1º de setembro, às 12h.

A instituição modernizou o sistema de assinaturas de Contratos de Comercialização de Energia no Ambiente Regulado - CCEARs por meio de uma parceria com a Certisign, que desenvolveu o Portal de Assinaturas CCEE, onde esses e outros documentos podem ser assinados digitalmente por meio do Certificado Digital ICP-Brasil.
 
O uso da solução da Certisign eliminou a necessidade da assinatura biométrica, que era exigida no processo antigo. "Com o uso do Certificado Digital ICP-Brasil no Portal, os contratos são formalizados com total validade jurídica. Não há mais necessidade de uso de tablets para a assinatura desses documentos e nem o comparecimento presencial de agentes à sede da CCEE para o cadastro da biometria", explica Gilson Cecchin, gerente executivo da área de Cadastros & Contratos da CCEE.Outra vantagem é que os agentes podem acompanhar o status do contrato online, do início ao fim do processo
 
Em seis meses, foram assinados aproximadamente 6 mil contratos, sendo a maior parte referente aos 17º e 18º Leilões de Energia Nova. "Estamos falando de R$ 43 bilhões reais, 1.932 MW médios em energia atrelada e o envolvimento de 141 empresas. Para sustentar essas operações, precisamos contar com uma tecnologia segura para a tramitação de todos os contratos", completa.
 
O uso do Certificado Digital e do Portal para assinar esses contratos gerou uma economia de 35% para a CCEE devido à redução do uso de papel, deslocamentos e autenticações. "Antes do Portal de Assinaturas CCEE, a formalização de um contrato demorava, em média,quatro dias. Agora, finalizamos em apenas 1", finaliza Cecchin.
 
Sobre a Certisign
A Certisign é a Autoridade Certificadora líder da América Latina e especialista em soluções de Identificação Digital. Com mais de 1.400 Pontos de Atendimento por todo o Brasil, ao longo dos seus 19 anos, já emitiu mais de 7 milhões de Certificados Digitais, possui em seu portfólio de clientes as companhias mais representativas do Brasil e está entre as 50 Empresas Mais Inovadoras do País, de acordo com a pesquisa realizada pela DOM StrategyPartners. Para mais informações acesse: www.certisign.com.br.
 
Sobre a CCEE
A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica - CCEE (www.ccee.org.br) é responsável por viabilizar e gerenciar a comercialização de energia elétrica no país, garantindo a segurança e o equilíbrio financeiro deste mercado. A CCEE é uma associação civil sem fins lucrativos, mantida pelas empresas que compram e vendem energia no Brasil. O papel da CCEE é fortalecer o ambiente de comercialização de energia - no ambiente regulado, no ambiente livre e no mercado de curto prazo - por meio de regras e mecanismos que promovam relações comerciais sólidas e justas para todos os segmentos do setor (geração, distribuição, comercialização e consumo). 
 
Câmara de Comercialização de Energia Elétrica - CCEE
CDI Comunicação Corporativa 
Atendimento
Daniel Serpa ¿ daniel.serpa@cdicom.com.br  - (11) 3817-8008
Maíra Araújo - maira@cdicom.com.br ¿ (11) 3817-7964 
 
Certisign
Assessoria de Imprensa:EastSide23 Comunicação Corporativa
Jornalista: Marília Ramires
Tel.: (11) 98294-4299         e-mail:marilia.ramires@eastside23.com.br
Jornalista responsável: Eleno Mendonça
Ago/15

Segmento: Portal de Assinaturas