Sala de Imprensa


Vai comprar o presente de Dia das Mães na internet? Cuidado com o roubo de dados

26/04/19 00:00:00

 O Dia das Mães está chegando. A data, a segunda mais esperada pelos lojistas, deve movimentar R$ 3,3 bilhões só no comércio eletrônico, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). E esse número não chama somente a atenção dos varejistas. Os fraudadores se aproveitam desta data para aplicarem golpes na internet. 

Proteja-se

O Phishing é uma das fraudes mais comum em datas comemorativas. Trata-se de um golpe no qual criminosos fazem cópias de sites famosos e enviam e-mails com ofertas miraculosas aos consumidores para roubar dados pessoais e financeiros. Para não cair nesta armadilha, bastam alguns cuidados. “Os sites de e-commerce originais possuem Certificado Digital SSL que garante um canal de comunicação seguro para a compra e inserção de dados. As páginas protegidas por essa tecnologia exibem sinais aos consumidores, como a letra S no HTTP, ficando HTTPS”, explica Leonardo Gonçalves, diretor comercial da Certisign, empresa especialista em identificação digital e segurança. 

Segundo o executivo, outros sinais são: um cadeado fechado na barra de navegação e a existência de um selo de segurança, geralmente, no final da página, como o Site Seguro.  “Além de conferir esses sinais, é importante que o internauta clique no selo e no cadeado para verificar se, de fato, o Certificado SSL ali presente foi emitido para o site em questão. Há alguns fraudadores que, por exemplo, colocam apenas a imagem do selo no rodapé, para enganar os internautas, por isso o clique é tão importante”. 

Sobre a Certisign

A Certisign é a Autoridade Certificadora líder da América Latina e especialista em Identificação Digital. Com mais de 1.800 Locais de Atendimento por todo o Brasil, já emitiu mais de 10 milhões de Certificados Digitais ao longo dos seus mais de 20 anos. A empresa tem em seu portfólio de clientes as companhias mais representativas do País e está entre as empresas mais inovadoras, de acordo com as pesquisas "Inovação Brasil 2016", da Strategy & Consultoria Estratégica do Network PwC, e "50 Empresas Mais Inovadoras do País", da DOM StrategyPartners.