Dúvidas e Suporte

INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO A3 – CARTÃO OU TOKEN

Para instalar o certificado digital A3, siga as instruções a seguir.

1. Separe o e-mail "Aprovação de Pedido"

Nele constam o Número do Pedido e o Código de Instalação - informações que você usará no passo 3.

Se não localizar esta mensagem em sua caixa de entrada, verifique também as pastas lixo eletrônico e spam.

2. Baixe o Java

Se você já tiver o Java em seu computador, pule para o item 3.

Para baixar o Java, copie e cole este link em seu: https://www.java.com/pt-BR/download/

3. Inicie e instalação

Baixe o assistente de instalação abaixo e, depois, execute o arquivo.

Você também vai precisar do Cartão + Leitora ou Token

Para iniciar, copie e cole este link em seu: https://gestaoar.certisign.com.br/instalador/instalador-certisign.jnlp

Ao iniciar a instalação do certificado, será necessário informar os seguintes dados:
Número do Pedido - consulte o e-mail "Aprovação de Pedido"
Código de Instalação - consulte o e-mail "Aprovação de Pedido"
CPF (pessoa física) ou CNPJ (pessoa jurídica) do titular.

Veja as etapas que você irá percorrer até a finalização da instalação:

1. Para começar, informe o número do pedido.

2. Leia atentamente as principais instruções para realizar o processo corretamente.

3. Se o Assistente de instalação não identificar o driver em seu computador, instale clicando no link disponibilizado no texto explicativo conforme sua necessidade.

4. Com o driver instalado em seu computador, selecione o tipo do seu dispositivo.

5. Selecione seu modelo de seu dispositivo (token ou cartão) ou clique em “Baixar Driver”, caso ele não esteja disponível na lista.

Atenção! O Assistente de Instalação será fechado ao clicar em "Baixar Driver". Após a instalação, inicie novamente o processo.

6. Insira as informações: os seis primeiros dígitos do CPF ou CNPJ e o Código de Instalação. Atenção ao preencher os campos. Há apenas 3 tentativas antes do bloqueio do pedido.

7. Na próxima tela, confira as informações e selecione "Li e concordo com o Termo de Titularidade" o Termo para concluir a instalação.

8. Insira a senha do seu dispositivo. Atenção! Não desconecte o dispositivo até a finalização da instalação.

9. Prontinho: certificado instalado com sucesso!

Atenção! Retire o dispositivo após a instalação do certificado e insira novamente para testá-lo em nosso site.

Perguntas Frequentes

Verifique se o bloqueador de pop-up está ativado. Em caso positivo, desative-o:

  • clique no ícone de bloqueio de pop-up do navegador;
  • selecione a opção de "Sempre mostrar pop-ups de..."; e
  • por fim, clique em "Concluído".

Caso apareça a imagem ao lado durante a instalação, realize o passo a passo a seguir.

A) Em seu computador, acesse o Painel de Controle.

B) Clique no programa Java

C) Na aba "Geral", clique em "Definições..."

D) Deixe marcado a opção "Manter os arquivos temporários no computador", e então clique em "Excluir Arquivos..."

E) Marque as três opções e dê "OK"

F) Depois, retorne ao Painel de Controle do Java:

Clique em "Avançado":

Depois em "Console Java", marque a opção "Mostrar console" e clique em "OK".

Feitas essas etapas, tente novamente realizar a instalação do certificado digital.

1- Baixe a segurança do JAVA: https://www.java.com/pt-BR/download/help/jcp_security.html

2- Inserir o link do Assistente de Instalação na lista de exceções: https://www.java.com/pt-BR/download/help/exception_sitelist.html

JAVA – Aplicativo bloqueado pela segurança

Na lupa de pesquisa orienta a digitar configurar JAVA e clique em Abrir.

Selecione a Aba Segurança.

Clique em Editar Lista de Sites.

Clique em Adicionar.

Insira o link do Assistente de Instalação e clique em Adicionar.

Clique em OK.

Esse erro ocorre quando são inseridas repetidas vezes informações erradas (Número do Pedido/Código de Instalação/CPF). Atenção para não bloquear seu pedido – são três (3) tentativas. Se precisar de ajuda, entre em contato com o nosso Suporte e informe o erro 404.

Neste caso, aguarde 30 minutos para tentar novamente. Se precisar de ajuda, entre em contato com nosso Suporte e informe o erro 410.

Erro de leitura ou dispositivo sem espaço disponível. Por favor, tente apagar algum certificado de seu dispositivo e tente novamente. Caso não seja possível, adquira um novo dispositivo em nossa loja através do campo Certificado Digital> Outros produtos e escolha seu novo dispositivo.

Sessão inválida ou dispositivo sem espaço disponível. Por favor, tente apagar algum certificado de seu dispositivo e tente novamente. Caso não seja possível, adquira um novo dispositivo em nossa loja através do campo Certificado Digital> Outros produtos e escolha seu novo dispositivo.

Dispositivo não está conectado. Por favor, desconecte e conecte seu dispositivo e tente novamente.

Dispositivo sem espaço disponível. Por favor, tente apagar algum certificado de seu dispositivo e tente novamente. Caso não seja possível, adquira um novo dispositivo em nossa loja através do campo Certificado Digital> Outros produtos e escolha seu novo dispositivo.

Senha bloqueada. Por favor, inicialize seu dispositivo e tente novamente.

Senha inválida. Por favor, confira sua senha antes de travar seu dispositivo e tente novamente.

Erro na instalação do certificado. Verifique se seu driver foi instalado corretamente e tente novamente.

Precisa de informações sobre outros assuntos?