Dúvidas e Suporte

Tire suas dúvidas na
seção de autosserviço.


Atendimento por videoconferência

O que é

Trata-se de um atendimento virtual, no qual é realizada a confirmação da identidade para a, posterior, emissão (entrega) do Certificado Digital. No dia e hora combinados, basta acessar um link, que é enviado ao seu e-mail, para ser atendido.

Etapas

1.

Solicite e efetue o pagamento.

Escolha o produto em nossa loja e pague no boleto, débito (clientes Itaú) ou no cartão de crédito em até 10 vezes sem juros.

2.

Agende a videoconferência

Depois de agendar, você receberá todas as informações, como o link para a videoconferência e instruções para o envio da documentação.

3.

Envie a documentação

O envio deve ser feito por meio de um e-mail que você receberá após o agendamento.

4.

Compareça à videoconferência

O link será enviado ao seu e-mail próximo do dia/horário agendado (horário de Brasília). Conecte-se um pouco antes para checar a conexão à internet e se a câmera e o microfone estão funcionando.

5.

Emita seu novo Certificado Digital

Após o atendimento, você receberá em até 2 dias úteis um e-mail com o link e as instruções para a emissão do seu Certificado Digital.

Como agendar

Para agendar a videoconferência, é preciso ter dados biométricos cadastrados e informar:
- o número do pedido (enviado no e-mail de confirmação de solicitação);
- CPF ou CNPJ do titular.

Documentos necessários

Os documentos necessários podem ser consultados neste link.

Como enviar a documentação

Depois de agendar o atendimento, você receberá um e-mail no qual devem ser enviados os documentos em formato PDF. Se você não localizou esta mensagem em sua caixa de entrada, verifique as pastas lixo eletrônico e spam.

Preparo para a videoconferência

Teste seu computador, celular ou tablet.

No dia e hora combinados, acesse o link enviado ao seu e-mail.

Também, fique com seu documento de identificação em mãos.

Opte por um local com boa iluminação e silencioso. Se possivel, use fones de ouvido.

Perguntas frequentes

1. Quanto tempo dura uma videoconferência?

O atendimento pode levar de 15 a 30 minutos.

2. Comprei diversos Certificados. Posso agendar a videoconferência de todos para o mesmo horário?

Não, não pode. O atendimento é separado para cada Certificado Digital.

3. Outra pessoa pode fazer o atendimento em meu lugar?

Não, não pode. O titular precisa estar na videoconferência, impreterivelmente.

4. Agendei, mas não poderei comparecer. O que fazer?

Para cancelar ou reagendar seu atendimento, clique aqui. É preciso informar o CPF/CNPJ e o número do pedido (enviado no e-mail de confirmação de solicitação).

5. No dia e hora combinados, acessei o link, mas ninguém apareceu. E agora?

Infelizmente, isso ocorre quando o cliente anterior se atrasa para o atendimento. Neste caso, não é preciso tomar nenhuma medida, pois entraremos em contato, por telefone ou e-mail, para reagendar e realizar o atendimento. Sentimos muito pelo transtorno.

6. Não consigo localizar o link para realizar a videoconferência?

O link para realizar a videoconferência é enviado ao e-mail que você informou nos dados de faturamento do seu Certificado Digital. Verifique, além da sua caixa de entrada, as pastas lixo eletrônico e spam.

7. Como eu acesso a videoconferência?

Por meio de um link que será enviado ao seu e-mail. No dia e hora agendados, assim que clicar no link e informar o seu código de acesso, um Agente de Registro estará aguardando para iniciar o atendimento.

8. Posso fazer a videoconferência pelo celular?

Pode sim. Para isso, o dispositivo precisa ter uma câmera e conexão à internet.

9. Meu Certificado Digital não é Certisign. Posso ser atendido por videoconferência?

Sim, desde que você tenha dados biométricos cadastrados.

10. O que é necessário para realizar o atendimento por videoconferência?

Para realizar a videoconferência é necessário:

  • Ter um dispositivo (computador, celular ou tablet) com câmera e conexão à internet.
  • Estar em um ambiente silencioso e com boa iluminação, utilizando, se possível, fones de ouvido.
  • Instalar, previamente, o programa para a realização da videoconferência, caso opte por usar um celular ou tablet.

Fique tranquilo: todas essas informações são enviadas por e-mail antes do atendimento

11. Estou em outro país e preciso de um novo Certificado. Posso realizar o atendimento por videoconferência?

Sim, desde que você tenha dados biométricos cadastrados.

12. Tenho uma solicitação de renovação em aberto, que ainda falta realizar o agendamento. Posso ser atendido por videoconferência?

Sim, desde que você tenha dados biométricos cadastrados.

13. O titular já tem um e-CPF ativo com a Certisign. É possível renovar o e-CNPJ por meio da videoconferência?

Sim, desde que você tenha dados biométricos cadastrados.

14. Preciso comprar o primeiro Certificado para um novo CNPJ. O titular já tem um Certificado com a Certisign referente a uma outra empresa. Posso fazer o atendimento por videoconferência?

Sim, desde que ele tenha dados biométricos cadastrados.

15. Consta no Contrato Social que o Representante Legal e o sócio da empresa assinam em conjunto. No atendimento para a confirmação a identidade, é necessária a apresentação dos dois?

Se o titular do Certificado estiver identificado como administrador no Ato Constitutivo, mesmo que a cláusula administrativa cite a representação em conjunto, ele pode se apresentar sozinho no atendimento.

16. No atendimento por videoconferência, quando há Representante Legal e Responsável Legal (com poderes para usar o Certificado em nome da empesa), ambos precisam participar da videoconferência?

Sim, ambos precisam. Neste caso, eles devem seguir as orientações recebidas por e-mail para realizar o atendimento - esta comunicação é enviada ao e-mail informado nos dados de faturamento.

17. O Representante Legal não fala português tornando indispensável a presença do tradutor. É possível realizar o atendimento por videoconferência?

Sim. Neste caso, ambos devem seguir as orientações recebidas por e-mail para realizar o atendimento - esta comunicação é enviada ao e-mail informado nos dados de faturamento.

18. Tenho uma empresa: quem é que precisa se apresentar no atendimento por videoconferência?

O titular do Certificado Digital. No caso das Pessoas Jurídicas, o titular é o Representante Legal cadastrado na Receita.

No entanto, é possível nomear um Responsável Legal para usar o Certificado em nome da empresa por meio da procuração pública. Daí neste caso, o Representante Legal (responsável pela empresa) e o Responsável Legal (previsto em procuração para o uso do Certificado Digital), devem realizar juntos o atendimento.

19. Como fazer uma procuração pública para uso Certificado Digital?

A procuração original, bem como a segunda via, somente será aceita pela Autoridade Certificadora se tiver sido emitida até 90 dias antes da data do atendimento, e nela devem estar especificados os poderes para o representante atuar perante à ICP-Brasil. Vale ressaltar que a apresentação da procuração não elimina a necessidade do comparecimento do Representante Legal no momento do atendimento.

20. O titular da empresa faleceu e preciso renovar um Certificado e-CNPJ vinculado ao CPF do falecido. A videoconferência pode ser feita com o responsável inventariante?

A representação do falecido deve ser realizada por meio do seu representante nomeado em uma decisão judicial (Ex.: Alvará, Ofícios, Declarações etc.) específica para emitir o Certificado em nome dele.

A Certidão de Inventariante é requisitada quando o representante da Pessoa Jurídica, nomeado apenas no Ato Constitutivo, sem vínculo à Receita, é o titular falecido.