Informações sobre o Certificado Digital na nuvem Certisign – remoteID

Procedimento válido para produtos adquiridos a partir de 06/07/2020

Veja aqui as informações sobre o remoteID comprado antes de 06/07/2020

Pós-compra

Depois de solicitar, efetivar o pagamento e agendar seu atendimento (validação), acesse a loja de aplicativos do seu celular (Apple Store ou Play Store) e baixe o app "remoteID".

Esta etapa é fundamental, pois no atendimento serão configurados a sua conta e o segundo fator de autenticação e-Token do seu Certificado.

Não agendou seu atendimento? É só clicar aqui para fazê-lo agora!

No atendimento

No dia e hora agendados, além da confirmação da sua identidade, serão configurados a sua conta e o segundo fator de autenticação e-Token do seu Certificado na nuvem.

Pós-atendimento

Depois de comparecer ao atendimento, é preciso realizar os passos a seguir. Veja as instruções.

1. Conta

Se no atendimento você NÃO configurou sua conta, realize o procedimento. A. Agora, se você já configurou sua conta, faça o procedimento B.

A) Criar conta

Para criar a sua conta remoteID clicando aqui. É por meio dela que você gerenciará o seu Certificado e poderá, por exemplo, alterar sua senha e acompanhar a validade.

B) Ative sua conta

Acesse o e-mail "Ativação de Conta" e clique no link para ativar sua conta remoteID.

Se você não localizar este e-mail em sua caixa de entrada ou nas pastas lixo eletrônico e spam, acesse este link e clique em REENVIAR E-EMAIL DE ATIVAÇÃO.

2. Segundo fator de autenticação e-Token

Realize este passo a passo somente se no atendimento (validação) você NÃO configurou o segundo fator de autenticação e-Token.

Caso já tenha feito, vá direto à etapa 3.

VEJA AS ETAPAS

  • a) Em sua conta remoteID, no canto superior esquerdo, clique em CERTIFICADOS e, depois, em AUTENTICAÇÃO.
  • b) Clique em e-Token e em PRÓXIMO.
  • c) Do seu celular, acesse o aplicativo remoteID. Depois, clique no botão INICIALIZAR TOKEN, confirme o acesso a sua câmera e, usando ela, escaneie o QR Code que aparecerá em sua conta na tela do computador.
  • d) Ao finalizar a leitura do QR Code, em seu celular, aparecerá a mensagem TOKEN INICIALIZADO. Pronto! Seu Certificado está quase pronto para ser usado! Veja o item 3.

3. DesktopID

Alguns sistemas ainda não estão preparados para a Certificação na nuvem, por isso é fundamental que você baixe o DesktopID em seu computador, é ele quem fará a conexão das aplicações com o seu Certificado remoteID.

VEJA AS ETAPAS

Para macOS Este procedimento somente pode ser realizado no navegador Mozilla Firefox.

Depois de baixar o DesktopID, execute o arquivo e faça a instalação. Após a conclusão da instalação, abra o DesktoID siga os passos abaixo:

  • a) Clique em CONTINUAR.
  • b) Valide as informações solicitadas.
  • c) Clique em REGISTRAR COMPUTADOR.
  • d) Finalize clicando em VER CERTIFICADOS.
  • e) Inicie a configuração clicando em remoteID. Para isso, utilize o mesmo e-mail e senha da sua conta remoteID - que você cadastrou antes de emitir seu Certificado.
  • f) Clique em AUTORIZA ACESSO e aguarde a confirmação de que a sincronização foi efetuada com sucesso. Clique em CONCLUIR.
  • g) Pronto! Agora é só começar a usar seu Certificado Digital na nuvem Certisign.