Olá, selecione a sua localidade:

Casos de sucesso

Opções customizadas para
o seu segmento de negócio.


Polícia Militar do Distrito Federal

Polícia Militar do Distrito Federal
DESAFIO

Integrar o Prontuário Eletrônico do Paciente - PEP a Certificação Digital para:

  • assegurar a validade jurídica dos documentos;
  • prover maior eficiência aos processos;
  • agilizar a tomada de decisões;
  • aumentar a produtividade;
  • diminuir o custo operacional;
  • contribuir ativamente com preservação do meio ambiente.

SOLUÇÃO

A Polícia Militar do Distrito Federal - PMDF expandiu o uso da Certificação Digital ICP-Brasil da área administrativa para o Departamento de Saúde e Assistência ao Pessoal, integrando a tecnologia ao Prontuário Eletrônico do Paciente - PEP, digitalizando documentos e utilizando o Carimbo do Tempo.

Com o uso da Certificação Digital e do Carimbo do Tempo, o Sistema de Registro Eletrônico em Saúde da PMDF alcançou o Nível de Garantia de Segurança 2 (NGS2), preconizado pela Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) e exigido pelos Conselhos Federais de Medicina e Odontologia (CFM e CFO). Isso permite que a PMDF assine digitalmente documentos eletrônicos, garantindo a temporalidade, e concede a alçada para que a instituição transforme o legado físico em eletrônico com validade jurídica e segurança.

RESULTADOS

  • 136 mil prontuários digitalizados.
  • 200 metros quadrados transformados em 105 Gigabytes.
  • Tempo para o acesso do médico ao prontuário passou de 15 minutos para segundos.
  • 30 mil folhas deixaram de ser impressas por mês.
  • Melhora nos processos clínicos.
  • Economia de R$ 3,6 mi ao ano.
"Com a digitalização dos 136 mil prontuários, além da liberação do espaço de 200 metros quadrados, conquistamos segurança no armazenamento dos documentos, pois a digitalização permitiu que criássemos uma redundância que seria absolutamente inviável com o uso de cópias em papel", explica o Tenente Coronel Alexandre Saud, Chefe do Núcleo de Tecnologia da Informação, do Departamento de Saúde e Assistência ao Pessoal da Polícia Militar do Distrito Federal.
 
Outro ganho foi a melhora da eficiência dos processos e aumento da agilidade na tomada de decisões. Antes, um auxiliar demorava pelo menos 15 minutos para entregar um prontuário ao médico. Agora, isso é feito em segundos, pois o Departamento produz, assina, transmite e arquiva os documentos na esfera eletrônica. Sem a necessidade de impressão de papel. Por mês, 30 mil folhas de papel deixaram ser impressas - 360 mil ao ano.

"O PEP, integrado a Certificação, promove eficiência em diversas etapas e contribui até mesmo na diminuição no número de procedimentos. Isso porque tudo fica sistematizado. A consulta ao PEP é rápida e possibilita acesso ao histórico do paciente em segundos", diz Saud.

A PMDF estima uma economia em torno de R$3,6mi por ano com a redução e eficiência nos procedimentos clínicos. A meta da instituição é alcançar dados semelhantes aos apontados pelo U.S. Department of Health & Human Services a respeito das reduções provocadas pelo PEP.  

"A redução de custos é bastante significativa e esperamos ter o retorno do investimento no primeiro ano", completa. Mesmo diante de todos os benefícios financeiros, Saud, destaca que o impacto social é o mais importante. "Com essa tecnologia conseguiremos eliminar filas de esperas, disponibilizar exames com mais velocidade e prestar um atendimento mais humanizado", finaliza.

Para integrar e implantar essas mudanças na PMDF, foi utilizada a solução da Certisign conhecida como Certisigner, framework de desenvolvimento de alto nível que permite associar a tecnologia da Certificação Digital em aplicações novas ou legadas, de maneira prática, rápida e simples.

Entenda
Digitalização com Certificação Digital
A resolução 1821/2007 do Conselho Federal de Medicina (CFM) aprova as normas técnicas concernentes à digitalização e uso dos sistemas informatizados para a guarda e manuseio dos documentos dos prontuários dos pacientes, autorizando a eliminação do papel e a troca de informação identificada em saúde, desde que, entre outros processos, a documentação seja assinada com Certificado Digital ICP-Brasil.

O PEP é a integração de todos os prontuários médicos de um paciente em um único sistema que, quando utilizado com Certificado Digital ICP-Brasil, elimina totalmente o uso do papel. Trata-se da única solução que possibilita registrar informações médicas, autorizar exames e internações, liberar resultados e armazenar receitas médicas eletronicamente, com a possibilidade de acompanhamento de todos os dados e sem a necessidade de impressão.

Carimbo do Tempo

O Carimbo do Tempo é uma forma de validar o exato momento em que um arquivo recebeu a assinatura digital. Ele adiciona valor aos documentos eletrônicos assinados digitalmente por meio de uma ACT confiável (Autoridade de Carimbo do Tempo).

PRODUTOS CONTRATADOS:

Consultoria em Certificação Digital, Certisigner JAVA (framework de desenvolvimento de alto nível que oferece funcionalidades em tecnologia de certificação digital), HSM (Hardware Security Module) para armazenamento dos Certificados Digitais, sistema de gerenciamento de Certificados Digitais, Certificados Digitais para pessoa jurídica e Carimbo do Tempo.

SOBRE A POLÍCIA MILITAR DO DISTRITO FEDERAL - PMDF

A Polícia Federal do Distrito Federal tem como missão promover a segurança e o bem estar social por meio da prevenção e repressão imediata da criminalidade e da violência, baseando-se nos direitos humanos e na participação comunitária. A PMDF trabalha seguindo os preceitos da honestidade, ética profissional e cientificismo, sempre respeitando os diretos humanos.


CIDADE/ESTADO: Brasília/DF