Casos de sucesso


SECONCI-SP

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DESAFIO

Integrar a Certificação Digital ao Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) do Hospital Regional de Cotia (HRC) e do Hospital Geral de Itapecerica da Serra (HGIS) a fim de disponibilizar processos mais seguros para o médico, para a equipe assistencial e ao paciente e garantir a integridade e a qualidade das informações.

SOLUÇÃO
O Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo SECONCI-SP, Organização Social de Saúde (OSS) qualificada pelo Governo do Estado de São Paulo e responsável pela gestão do Hospital Regional de Cotia (HRC) e do Hospital Geral de Itapecerica da Serra (HGIS), integrou a Certificação Digital em todos os processos do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) dos hospitais mencionados.

Cerca de 250 profissionais de saúde, de cada unidade hospitalar, receberam o Certificado Digital e-CPF Certisign e, agora, assinam digitalmente todos os processos médicos, como receitas, atestados, prontuários, autorização para exames, internações, entre outros documentos, por meio da tecnologia.

RESULTADOS

Eficiência operacional: a integração da Certificação Digital ao PEP possibilitou a migração dos processos físicos para o eletrônico. Assim, ambas as instituições passaram a gerenciar os documentos e as informações de modo estratégico, criando indicadores de gestão para, com isso, ter dados para trabalhar na melhoria contínua dos processos e na qualidade das informações disponibilizadas aos médicos e pacientes.

"O processo totalmente eletrônico facilita o armazenamento de dados, a consulta ao histórico e ao prontuário do paciente e a troca de informações entre os profissionais de todos os departamentos dos hospitais. Com essas mudanças, reduzimos a burocracia e retrabalhos, assim como o uso do papel", diz Luiz Sergio Almeida da Silva, Gerente de Tecnologia da Informação do SECONCI-SP.

Segurança: do ponto de vista da assistência ao paciente, a Certificação Digital permitiu grandes avanços, como a redução da ilegibilidade, a incorporação de barreiras de segurança, melhoria da rastreabilidade da informação, além da minimização do risco de extravio de documentos e registros. Além disso, "os processos se tornaram mais seguros, pois os profissionais de saúde têm acesso às informações necessárias para a tomada de decisão. Esse ganho é imensurável para nós", completa Luiz.

Entenda
PEP - Prontuário Eletrônico do Paciente

O PEP é a integração de todos os prontuários médicos de um paciente em um único sistema que, quando utilizado com Certificado Digital ICP-Brasil, elimina totalmente o uso do papel. Trata-se da única solução que possibilita registrar informações médicas, autorizar exames e internações, liberar resultados e armazenar receitas médicas eletronicamente, com a possibilidade de acompanhamento de todos os dados e sem a necessidade de impressão.

PRODUTO CONTRATADO

Certificados Digitais e-CPF.

SOBRE O SECONCI-SP

O Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo SECONCI-SP é uma entidade filantrópica e sem fins lucrativos, fundada em março de 1964. Com sede na capital, mantém Unidades Ambulatoriais no ABC, Campinas, Cubatão, Piracicaba, Praia Grande, Ribeirão Preto, Riviera de São Lourenço, Santos, São José dos Campos e Sorocaba, que realizam anualmente mais de dois milhões de atendimentos, entre médicos, odontológicos, exames, serviços complementares e de apoio.

Desde 1998, a entidade é qualificada como Organização Social de Saúde (OSS) pelo Governo do Estado de São Paulo e é responsável pela gestão do Hospital Geral de Itapecerica da Serra (HGIS), do Hospital Estadual Vila Alpina (HEVA), do Hospital Regional de Cotia (HRC) e do Hospital Estadual de Sapopemba (HESAP). Ao todo, hoje, o SECONCI-SP administra 12 unidades, entre hospitais, centrais, exames, regulações, além de 40 unidades de Ambulatório Médico Assistencial (AMA).

SITE: www.seconci-sp.org.br

CIDADE/ESTADO: São Paulo/SP