Casos de sucesso

Opções customizadas para
o seu segmento de negócio.


Telefônica

Telefônica
DESAFIO

Migrar o processo de assinatura manuscrita para o digital.

SOLUÇÃO

A Telefônica adotou a tecnologia da Certificação Certisign, o que viabilizou a automatização de alguns processos e a adoção da assinatura digital. Com a mudança, em média, são poupadas 2,3 milhões de folhas de papel por ano.

A implementação da tecnologia foi realizada em etapas. A  primeira área a adotar a Certificação Digital foi a Gerência de Inteligência de Redes, responsável pela fiscalização dos serviços de rede externa. Gradualmente, a tecnologia também chegou às áreas que fiscalizam as chamadas de atendentes nos call centers e que executam a gestão e aprovação de obras em campo.

RESULTADOS

Fim da impressão de três vias: as equipes da Telefônica e empresas parceiras, responsáveis pela fiscalização e execução de serviços como instalação e reparo de linhas fixas, deixaram de imprimir as três vias dos documentos, antes assinados de forma manuscrita. Agora, elas usam o Certificado, que a cada uso gera uma assinatura digital, e não precisam mais imprimir documentos em papel.  

Redução drástica do período de seleção de amostras: com a automatização do processo de fiscalização de redes, que vai da coleta de informações na rua à distribuição de dados para os técnicos, foi reduzido o consumo de papel, o tempo de trabalho e a margem de erros e melhorado o processo de gestão. Os ganhos estão em toda a cadeia. Em um dos processos, antes um profissional gastava em média 220 horas por mês para selecionar amostras e distribuir aos responsáveis. Hoje, o mesmo trabalho é realizado em apenas quatro horas.

SOBRE A TELEFÔNICA

A Telefônica iniciou sua história no Brasil em 1998, quando a Telesp ? companhia estatal de telecomunicações do Sistema Telebrás ? foi privatizada e adquirida pela Telefónica, da Espanha, formando a Telefônica Brasil. 

SITE: www.telefonica.com.br

CIDADE/ESTADO: São Paulo/SP